A gestão financeira é um dos elementos mais cruciais no dia a dia da administração de uma empresa de qualquer porte. Dentro deste campo gerencial, uma série de atividades precisam ser realizadas com eficiência para que uma companhia possa manter o controle de suas finanças e, assim, fornecer bases seguras para o crescimento do negócio. No escopo destas atividades, gostaríamos de destacar hoje a Conciliação Bancária.
Apesar de ser um elemento fundamental para o controle financeiro de uma organização, muitas empresas pecam ou desconhecem as principais etapas envolvidas na ação de conciliar informações bancárias com as movimentações, entradas e saídas de um negócio.
Pensando nisso, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre o conceito de conciliação, quais os passos que devem ser implementados na hora de conciliar dados bancários e de que forma você pode tornar todo esse processo mais otimizado, minando as possibilidades de erros no controle financeiro e garantindo mais segurança para o seu negócio.
O que é Conciliação Bancária?
A conciliação bancária, nada mais é do que o processo de conferência dos saldos bancários das contas de movimento de sua empresa com as informações contábeis do controle financeiro interno. Em outras palavras, é nesta etapa que analisamos as entradas e saídas de recursos, comparando-os com o saldo e a movimentação de uma conta corrente. O objetivo da conciliação bancária é, justamente, verificar se o controle interno está batendo, se os dados referentes a lançamentos e suas respectivas datas estão de acordo com o extrato bancário ou se há algum tipo de inconsistência que precisa ser revisada. Vale observar que cada tipo de empresa tem necessidades diferentes de conciliação. Sendo assim, alguns negócios realizam esse controle semanal ou mensalmente, ao passo que certas companhias precisam conciliar a partir de períodos mais longos – semestralmente ou anualmente. Agora que você sabe o que é conciliação, vejamos quais são as etapas que precisam ser realizadas para que você possa conciliar, de modo exato, seu saldo bancário com as informações internas de sua contabilidade.Como se faz Conciliação Bancária?
Para entender como se faz conciliação bancária, basta observamos os pontos centrais deste importante processo para o controle e gestão financeira de um negócio:-
Implemente lançamentos diários
-
Processo de conferência de saldos
-
Análise detalhada dos lançamentos
-
Revisão e correção dos dados em caso de diferença nos lançamentos