blog dattos
artigo importância conciliação contábil

Qual a importância da Conciliação Contábil?

Você tem dúvidas na hora de efetivar a conciliação contábil de sua companhia? Realiza, continuamente, os passos que fazem parte do fechamento contábil? Deseja saber como otimizar e reduzir custos na conciliação de contas?

Então não se preocupe. Nesse artigo você irá encontrar respostas definitivas para todos esses questionamentos e ainda saberá como evitar os principais erros nos processos de reconciliação.

 

Definindo Conciliação Contábil

De tempos em tempos, todas as empresas precisam realizar uma conferência de suas contas contábeis, analisando suas movimentações e verificando se elas estão de acordo com a escrituração contábil do negócio. O processo de conciliação contábil é justamente esse: confrontar os exercícios contábeis com o plano de contas da organização e identificar se as informações conferem ou se serão necessárias correções. Esta rotina de batimento dos períodos contábeis pode ser realizada de acordo com diferentes intervalos de tempo, dependendo da necessidade do negócio, sendo mais comum vermos reconciliações mensais, semestrais ou anuais.  

Porque a conciliação contábil é um processo indispensável para o meu negócio?

Imagine ser gestor de uma empresa em que ninguém conta com informações confiáveis para o processo de tomada de decisões. Neste caso, como saber qual o budget da companhia para novos investimentos ou mesmo ser transparente com investidores e stakeholders? Dentro deste contexto de transparência, o objetivo da conciliação contábil é oferecer um plano de informações confiáveis, que espelhem a realidade contábil de uma organização e possam ser utilizados, sem inconsistências, na análise da realidade patrimonial da companhia e no fechamento de balanços contábeis. Além disso, a conciliação de contas contábeis oferece segurança para o negócio caso surjam questionamentos tributários sobre a realidade financeira de uma companhia, provendo a organização de dados sólidos que garantem boa visibilidade de mercado e podem atrair novos investimentos.  

Os erros mais comuns na reconciliação e como evitá-los?

Apesar de ser um processo crucial para a segurança contábil de um negócio, muitas empresas ainda cometem falhas nesta rotina, sobretudo quando a conciliação de contas é realizada através de processos manuais que, além de gerarem retrabalho e exigirem muita atenção por parte dos responsáveis, demanda altos investimentos em mão de obra e toma demasiado tempo das empresas. Separamos, abaixo, alguns dos erros mais comuns na conciliação contábil:
  • Valores lançados a mais ou a menos;
  • Troca ou inversão de contas;
  • Duplicidade ou omissão nas etapas de lançamento contábil;
  • Erros de preenchimento em planilhas contábeis;
  • Falhas ou supressão das etapas de conferência.
Há uma série de formas para corrigirmos tais problemas: lançamentos complementares ou retificados, estornos, etc. Todavia, quando dependemos de processos manuais, mesmo estas etapas de reconciliação são passíveis de erros, fator que pode iniciar um grande ciclo de retrabalho e demandar o esforço de equipes em ações que, no fim das contas, não fazem parte do core business do seu negócio. Neste sentido, a melhor forma de superar definitivamente as falhas na rotina de conciliação contábil se dá através da automatização deste processo, por meio de soluções informatizadas capazes de realizar uma série de conciliações em curtos espaços de tempo, otimizando a gestão contábil de qualquer empresa e reduzindo custos que podem ser transformados em investimentos no crescimento de um negócio.  

Quais os benefícios de automatizar a rotina de conciliação contábil?

Uma série de vantagens podem ser extraídas quando implementamos a automação das rotinas de conciliação contábil em uma empresa. Listamos alguns destes benefícios abaixo:
  • Corte de custos operacionais aliado a ganhos na qualidade dos processos;
  • Ganhos em agilidade e entrega de resultados;
  • Padronização da gestão contábil por meio de processos automatizados;
  • Maior segurança para fechamentos ou análise da realidade patrimonial do negócio;
  • Redução do retrabalho e maior produtividade das equipes;
  • Eliminação de erros manuais;
  • Direcionamento de esforços para o desenvolvimento de novos produtos e serviços;
  • Transformação Digital da empresa;
  • Implementação de uma mentalidade inovadora na condução dos processos gerenciais.
 

Quais os benefícios de uma plataforma como a Dattos?

Adotando soluções como a plataforma Dattos, você poderá contar com estes benefícios por meio de uma solução capaz de integrar todos os seus processos de conciliação (contábil, fiscal, bancária e de ativos) em uma única ferramenta. A única do mercado capaz de realizar qualquer tipo de conciliação. Importe e exporte arquivos de dados formatados para a integração de qualquer sistema legado com a plataforma, tenha acesso a relatórios dinâmicos em tela, melhore o controle das operações contábeis de sua empresa e implemente uma análise inteligente de informações através de um sistema orientado para auditoria. Tudo isso aliado com a possibilidade da redução de custos operacionais do seu negócio, esquecendo de vez processos manuais e longas jornadas de trabalho para a condução das conciliações. É a sua empresa integrada com o futuro. Que tal dar este passo agora mesmo?  

Agende sua demonstração!

 

compartilhe