dattos ai (1)

Guia de bolso para inteligência artificial nas funções de finanças

Análise de dados contábeis: entenda a importância

Análise de dados contábeis: entenda por que é essencial para as grandes empresas e como ela impulsiona a tomada de decisões estratégicas.
equipe fazendo análise de dados contábeis

A análise de dados contábeis é um aspecto fundamental na gestão de grandes empresas. Ela permite uma visão clara da saúde financeira e pode direcionar a tomada de decisões estratégicas. Neste artigo, vamos explorar a importância dessa prática e como ela pode ser implementada de forma eficaz. Acompanhe!

Análise de dados contábeis: por que é tão importante para as grandes empresas?

A pandemia criou um ambiente sem precedentes para as empresas, forçadas a se adaptar rapidamente ao trabalho remoto e acelerar seu ritmo de digitalização. Um relatório recente da International Data Corporation prevê que as empresas investirão cerca de U$ 6,8 trilhões em transformação digital até 2023. 

Negócios flexíveis e ágeis têm sido capazes de operar com muito mais facilidade – nesta nova realidade – do que aqueles que ainda dependem de tarefas manuais e tecnologias desatualizadas. 

Um ponto problemático foi exposto nos departamentos contábeis, nos quais planilhas e tecnologias legadas são muito mais prevalentes do que em tecnologias de automação, por exemplo. De acordo com o Aite Group, 47% das empresas ainda processam dados manualmente.

Uma década de dados

Estamos vivendo na ‘década dos dados’, com empresas lidando com trilhões de linhas de dados criadas a partir de uma infinidade de fontes todos os dias. Diariamente, o departamento contábil, por exemplo, lida com um lembrete oportuno do risco que é depender do Excel, podendo gerar problemas de manipulações e erros humanos que prejudicam todo o trabalho de um time.

Continuar com processos de alto risco e trabalho intensivo simplesmente não é sustentável.

Mudar para uma forma mais produtiva e estratégica de trabalhar é uma questão de ‘quando’, não de ‘se’.

As circunstâncias excepcionais apresentadas nos últimos meses criaram uma mudança radical na mentalidade: a automação precisa acontecer em uma velocidade e implementação muito maior do que se imagina.

Quer saber como fazer a análise de custos e a gestão do fluxo de caixa de maneira eficaz? Então, clique no botão abaixo para fazer o download gratuito do nosso e-book com o passo a passo completo!

Aumentando o potencial dos dados contábeis

Diante deste cenário, a pressão cai sobre as equipes contábeis e fiscais para modernizar os processos de back-office por meio de um melhor gerenciamento de dados e processos. As empresas estão buscando maneiras de tornar os dados contábeis e fiscais mais fáceis de gerenciar e transformar os sistemas para garantir a precisão da análise dos dados contábeis. 

A reconciliação de dados  é uma parte importante dessa caminhada. 

Plataforma Dattos: a solução para a análise de dados contábeis

Processos de reconciliação aprimorados levam à redução de custos e baixos riscos. Menos esforço gasto em operações manuais como pesquisas, conferências e outras formas de intervenção podem economizar uma quantidade significativa de tempo e dinheiro dentro das empresas. Com a Plataforma Dattos , por exemplo, muitos de nossos parceiros já reduziram em 80% o tempo de fechamento financeiro.

Mesmo assim, a maioria das empresas fica em algum ponto intermediário, tentando contratar tecnologias capazes de automatizar algumas das tarefas mais simples, mas incapazes de lidar com qualquer coisa complexa ou personalizada. Isso cria uma colcha de retalhos de processos fragmentados e pode resultar em inconsistências, erros e trabalho duplicado. As empresas agora precisam buscar ativamente maneiras de tornar a reconciliação mais fácil de gerenciar por meio de plataformas modernas.

Clique no botão abaixo para conferir o nosso webinar sobre como fazer a conciliação de um grande volume de dados.

Eficiência na análise de dados contábeis

Uma vez que esses softwares modernos estejam implantados, as empresas podem começar a se beneficiar ainda mais com os dados. A tecnologia de automação, por exemplo, não é particularmente eficaz se for alimentada com dados de baixa qualidade ou se uma quantidade significativa desses dados ainda estiver sendo processada manualmente.

Com um sistema de reconciliação moderno, as organizações podem reduzir muito a configuração da reconciliação e os tempos de investigação. O sistema será capaz de analisar as entradas de dados, sugerir regras de correspondência e, em seguida, fazer as conciliações necessárias. 

A meta final para a reconciliação de dados é um modelo otimizado, no qual cada parte do processo é automatizada e a plataforma é capaz de melhorar a qualidade de dados. Isso elimina a necessidade de reconciliações internas e manuais, levando à redução de custos e libera as equipes contábeis para gastar seu tempo em tarefas de maior valor.

Com a plataforma Dattos, você gerencia seus dados de forma eficaz, reconcilia, compara e consolida qualquer tipo de informação, automaticamente, em poucos minutos.

Se você quer saber como a Dattos pode te ajudar a potencializar os seus dados contábeis, fale com o nosso time de consultores e agende uma demo:

Assista ao vídeo abaixo e descubra como ganhar mais tempo e ter mais assertividade em seu fechamento.

Picture of Felipe Laneri

Felipe Laneri

Especialista Dattos em tecnologia e automação de preparação e análise de dados financeiros.

Deixe um comentário

Descubra que você pode mais com a Dattos

torfeu

Descubra materiais gratuitos para fazer parte do seu dia a dia

conteudo rico

Conheça cases de sucesso dos clientes que contam com a Dattos