ERP e planilhas são ineficientes para o fechamento contábil?

ERP e planilhas: entenda por que essas ferramentas não são suficientes para os fechamentos contábeis e fiscais da sua empresa.
gestor pensando sobre o uso de erp e planilhas para o fechamento contábil

ERP e planilhas têm suas limitações, especialmente quando se trata de fechamento contábil. Neste artigo, exploraremos por que essas ferramentas podem não ser suficientes para realizar um fechamento contábil efetivo e quais alternativas podem ser mais adequadas para essa tarefa. Acompanhe para entender o que fazer para contar com dados mais precisos.

ERP e planilhas: quais problemas apresentam no fechamento contábil?

Dentro das organizações, o fechamento contábil pode variar muito. Alguns processos podem levar de quinze a vinte dias, ou até mesmo alguns meses para se encerrarem completamente. Essas empresas, então, acabam tendo algumas características em comum, como:

  • Os prazos das tarefas do fechamento contábil não são respeitados
  • A empresa ainda está atuando no fechamento contábil de meses atrás
  • O fechamento contábil ainda envolve muitos processos manuais
  • Problemas causados porque o ERP está implantado incorretamente

Entretanto, quando o ERP é integrado a outras tecnologias dentro da organização (uma plataforma de gestão do fechamento contábil, por exemplo), as funcionalidades são ampliadas, tornando o dia a dia dos colaboradores mais fácil.

Quer entender por que as planilhas são as piores ferramentas para o seu fechamento contábil? Clique no botão abaixo para fazer o download gratuito do nosso e-book para entender os motivos e o que fazer para solucionar esse problema. 

O que é um ERP?

O ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais) é um grande aliado das empresas quando o assunto é organização de recursos. Dentro do ERP, é possível fazer controle de estoques, emitir notas fiscais, controlar as finanças, entre outras atividades.

São muitas possibilidades que de fato ajudam as organizações a visualizarem o andamento de muitos de seus processos. Normalmente, muitas empresas, mesmo utilizando um ERP, ainda podem encontrar dificuldades na hora de fazer o fechamento contábil.

Qual o problema mais comum no fechamento contábil?

Geralmente, o ERP faz batimentos apenas dos seus módulos. Quando entra a integração com outros sistemas, a gestão do fechamento fica mais completa e assertiva. É claro que o ERP auxilia no fechamento contábil, mas falta uma camada de interface entre times contábeis e os outros times correlatos. 

Muitas vezes, esses times precisam realizar trocas de mensagens extensas para encontrar documentações que são complementares e precisam ser compartilhadas. Esse tipo de ação atrasa o fechamento como um todo e o torna menos assertivo. Por isso, separamos dois benefícios que você pode ter ao integrar seu ERP com uma plataforma de gestão de fechamento contábil.

gestora preocupada percebendo que erp e planilhas não são eficazes para o fechamento contábil

Por que utilizar uma plataforma para o fechamento contábil?

Utilizar uma plataforma específica para fechamento contábil, ao invés de ERPs e planilhas, traz benefícios significativos. Essas plataformas são desenhadas com funções específicas para o fechamento, o que pode melhorar a eficiência e precisão desses processos.

Além disso, oferecem maior segurança de dados, facilitam o cumprimento de regulamentações e fornecem uma visão integrada das operações financeiras, algo que ERPs genéricos e planilhas muitas vezes não conseguem proporcionar.

A seguir, conheça outros motivos para implementar a automação ao elaborar fechamentos.

Informações compartilhadas e centralizadas muito além de ERP e planilhas​

Quando você conecta uma plataforma a um ERP, é realizada uma troca de informações entre eles. Ao obter informações centralizadas em único lugar, não é mais necessário gastar tempo das equipes contábeis, fiscais, financeiras e outras correlatas para encontrar documentos que são necessários para o fechamento contábil.

Dados mais confiáveis no fechamento contábil

Uma plataforma de fechamento contábil como o Dattos Close pode fornecer aos times contábeis um método simplificado de conciliação e composição de saldos, dando visibilidade a todos os times para verificar a exatidão e adequação de seus balanços, além de ajudar a investigar discrepâncias e tomar ações necessárias. 

Como há confiança nos dados, as organizações têm mais segurança para tomar decisões relacionadas ao crescimento do negócio. As informações reunidas fazem com que as decisões sejam tomadas a partir de dados concretos, trazendo bons frutos para o negócio.

Por que fazer o fechamento contábil com a Dattos?

Com o Dattos Close, é muito mais fácil fazer a gestão do fechamento contábil, englobando as rotinas de composição de saldos suportes e conciliação de contas, e centralizando as atividades e documentos envolvidos no processo de fechamento.

A solução também possibilita visibilidade como um todo nos processos contábeis, mantendo a segregação e controle de atividades em tempo real, centralizando registros, documentos suporte e notas explicativas para acelerar processos de auditoria externa.

Sobre a Dattos

Criada em 2018, a Dattos é uma plataforma de gestão de fechamento e automação de conciliações que empodera times financeiros a tomarem decisões mais assertivas, sendo sua fonte de informações confiáveis. Nosso propósito é integrar pessoas e dados com o objetivo de otimizar processos financeiros, promovendo agilidade, confiabilidade e inteligência para tomadas de decisão em tempo real.

No vídeo abaixo você pode conferir como funciona a integração da plataforma Dattos com o seu ERP. Assista!

Felipe Laneri

Felipe Laneri

Especialista Dattos em tecnologia e automação de preparação e análise de dados financeiros.

Deixe um comentário

Descubra que você pode mais com a Dattos

torfeu

Descubra materiais gratuitos para fazer parte do seu dia a dia

conteudo rico

Conheça cases de sucesso dos clientes que contam com a Dattos