Fechamento contábil e gestão de projetos: por que aliar?

Fechamento contábil e gestão de projetos: descubra os benefícios que a combinação dessas estratégias traz para os resultados da empresa!
Gerente contábil no escritório mexendo na plataforma Dattos e fazendo fechamento contábil e gestão de projetos

Fechamento contábil e gestão de projetos podem parecer mundos distintos, mas eles se complementam de formas surpreendentes.

Neste post, vamos explorar como a metodologia da elaboração de projetos traz eficiência e precisão ao processo de fechamento contábil, otimizando os resultados financeiros da sua empresa.

Acompanhe a leitura para saber mais sobre o assunto!

Fechamento contábil e gestão de projetos: por que aliar as estratégias?

A gestão de projetos é uma ferramenta corporativa que, de forma simples e direta, torna possível que as iniciativas internas sejam realizadas com sucesso.

Nesse ínterim, a gestão de projetos inclui também como etapas a elaboração e o detalhamento do escopo, os recursos financeiros e materiais a serem utilizados, a montagem do cronograma e o monitoramento dos riscos associados ao projeto, além de uma série de outras ações.

Esses pontos tem o objetivo de entregar um resultado adequado às necessidades dos clientes do projeto e assegurar que o projeto seja conduzido da melhor forma possível, sem falhas.

Então, combinar fechamento contábil e gestão de projetos melhora a eficiência operacional e a precisão financeira. No fechamento contábil, as contas da empresa são reconciliadas e encerradas, um processo que pode ser complexo e demorado. A aplicação de técnicas de gestão de projetos, como a definição de marcos, tarefas e responsabilidades, pode ajudar a tornar esse processo mais gerenciável e eficiente.

Além disso, o fechamento contábil é crucial para a gestão de projetos, pois fornece informações financeiras precisas que são fundamentais para o planejamento e controle de projetos. Uma gestão de projetos eficaz depende de um entendimento claro do desempenho financeiro passado e presente da empresa, bem como de projeções precisas para o futuro. O fechamento contábil regular e preciso é, portanto, uma parte essencial desse processo.

Quer saber como fazer um fechamento contábil assertivo? Então, clique no botão abaixo para fazer o download gratuito do nosso guia completo.

Quais os benefícios da gestão de projetos?

Entres os diversos benefícios da gestão de projetos, podemos citar:

Redução de custos

Na hora de fazer a gestão de um projeto, é levantado as questões de custos, com o gerente fazendo o levantamento de todos os custos necessários e analisando como reduzir tais custos.

Otimização do tempo

O gerenciamento do cronograma possibilita a montagem da linha de base do cronograma. Este poderoso instrumento, assim como a linha de base de custos, pode ser utilizado como referência na hora de comparar o tempo planejado com o tempo efetivamente gasto.

Assim, o gerente de projetos possui mais controle sobre o projeto, já que ele sabe em qual momento cada recurso deve ser alocado, evitando desperdícios e otimizando a utilização dos recursos humanos, financeiros e materiais.

Resultados mais assertivos com a combinação do fechamento contábil e gestão de projetos

Na gestão de projetos é preciso dedicar tempo para entender as necessidades que precisam ser atendidas e estabelecer processos que garantam a qualidade do produto. Com esse planejamento e monitoramento e controle de projetos, o resultado final será mais assertivo.

Controle dos riscos

Por fim, um dos principais benefícios é o controle de risco, afinal, com ele é possível mapear as principais ameaças ao projeto, sabendo o que deve fazer em relação a cada ameaça para minimizar possíveis riscos.

Qual a importância da contabilidade na elaboração de projetos?

A contabilidade, diferente dos que muitos pensam, não se resume apenas a aguardar relatórios, extratos e documentos para contabilizar e adequar às normas editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Apesar desses eventos serem cruciais para a manutenção da empresa em questões financeiras, a contabilidade pode ir além disso.

Com profissionais com conhecimento em contabilidade, finanças e tributos, é possível fazer uma gestão de projetos com dados ainda mais precisos, conseguindo calcular, além dos custos administrativos e operacionais, os  trabalhistas, previdenciários e tributários.

Outra questão importante é que a maioria dos projetos são pensados para possuírem financiamento externo, como investidores  patrocinadores e para isso, o profissional de contabilidade é fundamental.

Nesse ponto, o profissional é responsável por responder duas questões: se o projeto está configurado de forma a ser financeiramente administrável e se o projeto é financeiramente rentável. 

Ou seja, os analistas verificarão se o projeto admite ou prevê a aplicação de instrumentos básicos de condução financeira e, após isso, analisar se as informações contábeis e financeiras são suficientes para fazer uma análise conclusiva de viabilidade.

Quer entender melhor sobre a importância da contabilidade contínua na elaboração de projetos? Clique no botão abaixo para fazer o download gratuito do nosso e-book sobre como sua empresa pode se beneficiar com a implementação do continuous accounting!

Ilustração da Tela do Dashboard da Plataforma Dattos sobre fechamento contábil e gestão de projetos

Então, o conhecimento contábil permite fazer conclusões sobre quaisquer demonstrações financeiras que nos sejam apresentadas, já que são uma “fotografia” da situação patrimonial da empresa num determinado momento. E, olhando essa fotografia, o leitor deve ter um mínimo de conhecimento para poder fazer sua avaliação daquilo que está lendo.

E isso é de suma importância pois na gestão de um projeto é necessário que essas informações sejam passadas de forma clara e concisa para o dono, sócios e, possivelmente, investidores do projeto.

Na Dattos, estamos sempre em busca da última palavra em tecnologia contábil para corporações e grandes empresas. Nossa plataforma é amplamente utilizada para garantir a assertividade em suas análises, como conciliação contábil, fiscal e financeira de forma centralizada e automatizada. É assim que auxiliamos suas equipes a produzirem dados estratégicos, que contribuem de forma direta para seus resultados como um todo, incluindo na combinação entre fechamento contábil e gestão de projetos.

Assista ao vídeo abaixo e confira como é fácil e rápido fazer um fechamento contábil preciso utilizando a nossa plataforma.

Picture of Felipe Laneri

Felipe Laneri

Especialista Dattos em tecnologia e automação de preparação e análise de dados financeiros.

Deixe um comentário

Descubra que você pode mais com a Dattos

torfeu

Descubra materiais gratuitos para fazer parte do seu dia a dia

conteudo rico

Conheça cases de sucesso dos clientes que contam com a Dattos