Whitepaper

Automação aplicada às funções de finanças: conheça as soluções Dattos

Descubra como otimizar as rotinas de Tesouraria, Financeiro, Fiscal, Contabilidade e Controladoria com uso de  tecnologia.

6 minutos de leitura
image_pdf

1. Introdução

A automação nos departamentos financeiros está cada dia mais presente na realidade de grandes empresas. Afinal, o volume de dados processados aumenta 63% ao mês, segundo o estudo The future of the finance function, trazendo à tona problemas nas rotina de preparação, gestão e análise dessas informações.

Na maior parte das empresas, o grande volume de dados não vem acompanhado de grandes equipes, pois o orçamento para pessoal é limitado. 

Assim, economistas, contadores, cientistas de dados e tantos outros profissionais, essencialmente estratégicos, acabam sendo subaproveitados somente como preparadores de dados e planilhas.

Isso sem contar as chances de falhas humanas na manipulação das informações, em decorrência da sobrecarga de tarefas, das atividades repetitivas, da desmotivação e da descentralização

Tudo isso pode prejudicar a eficiência das equipes financeiras e a qualidade de suas análises, resultando em possíveis rombos, fraudes, desvalorização da marca, quebra de credibilidade diante dos investidores e manchas na reputação diante dos consumidores.

Para evitar esse tipo de cenário, no entanto, a automação é a escolha mais segura e eficaz. Com ela, a sua equipe consegue automatizar rotinas de captura, preparação, higienização e tratamento de dados, além de regras de negócio para diferentes tipos de cálculos, apuração, conciliações e reporte.

A partir disso, as tarefas passam a ser executadas pela automação, sem demandar horas e horas da sua equipe debruçada sobre centenas de planilhas, documentos e arquivos, liberando mais tempo para atividades analíticas e de suporte a decisões.

Confira como as soluções  Dattos auxiliam na resolução dos principais desafios vivenciados pelas equipes financeiras de grandes empresas.

2. Tesouraria e Financeiro

Os departamentos de Tesouraria e Financeiro são responsáveis, na maior parte das grandes empresas, por realizar a gestão diária das entradas e saídas de recursos financeiros da organização, garantindo que exista a liquidez necessária para o negócio operar e crescer.

Geralmente, centralizam processos como análise de crédito, contas a pagar, contas a receber, faturamento e gestão de caixa. Ou seja, são funções  com atuação ampla e essencial para a saúde financeira da empresa, o que demanda atenção para a lisura dos processos e confiabilidade dos dados.

CNPJ: 12.962.907/0001-10 | Dattos S.A. © 2023 | Todos direitos reservados