dattos ai (1)

Guia de bolso para inteligência artificial nas funções de finanças

Big data contábil: como aumentar o poder dos dados da contabilidade?

Big data contábil: descubra os potenciais e o poder dos dados na contabilidade e como gerir essa volumetria em sua companhia por meio da inovação.
Equipe financeira na sala de reunião analisado suas informações na plataforma de Big Data contábil em uma sala de reunião

Big data contábil é o conceito relacionado ao grande volume de dados financeiros gerados diariamente dentro das organizações. Automatizar o processamento de dados é um passo essencial para que os profissionais possam superar os desafios da contabilidade, como gerir o grande volume de informações que fazem parte do dia a dia da área. 

O big data contábil, nesse sentido, é uma fonte importante para a tomada de decisão dos gestores, mas precisa ser padronizado, organizado e conciliado de forma contínua. 

A rigor, as rotinas operacionais do setor contábil podem ser impulsionadas por meio da digitalização, dando espaço e tempo para que especialistas e lideranças usem os dados da contabilidade como base para o planejamento de ações estratégicas e estruturação de políticas de compliance

Sobre esse ponto, como se sabe, a quantidade de rotinas fiscais e contábeis das empresas é ampliada graças ao complexo sistema tributário brasileiro.

Não por acaso, atualmente as companhias brasileiras gastam mais de 1.500 horas por ano apenas para preparar, calcular e pagar tributos no país, segundo pesquisa do Banco Mundial.

O tempo de execução pode ser explicado por outra amostra, quando revela que 62% dos CFOs ainda executam os processos de fechamento financeiro manualmente, pois 74% afirmam não possuir expertise para o uso de ferramentas automatizadas.

Além disso, outro relatório recente mostra que 45% dos profissionais na área de finanças não se sentem confiantes em relação aos números colhidos e analisados.

Ou seja: dentro de um cenário em que não há domínio da automação e otimização das atividades rotineiras do setor, as empresas não conseguem evoluir e expandir seu potencial no mercado.

Além disso, uma gestão que não conta com o suporte da inovação pode ser refém de falhas operacionais e impactar financeiramente o negócio.

Erros em planilhas, por exemplo, são uma prática comum: de acordo com um estudo divulgado em 2013, foi identificado que 88% de todas as planilhas analisadas continham pelo menos uma incorreção.

O lado positivo é que, por mais que haja um grande horizonte para ser desbravado, a jornada pela transformação digital já está sendo trilhada. Hoje, já é possível vislumbrar empresas que investem em tecnologia para automatizar seus processos de ETL e preparação de dados.

Podemos perceber por meio de um relatório feito ainda em 2019, o qual informa que 90% dos contadores veem a contabilidade se transformando culturalmente e se voltando para a tecnologia.

Outra pesquisa do mesmo apontou que 58% dos profissionais já previam a automação e o uso de ferramentas inteligentes nas suas rotinas.

Assim, por meio da gestão de dados da contabilidade a partir da tecnologia de big data contábil, desafios podem ser superados e as empresas poderão vislumbrar um futuro no qual a automação pode promover para a contabilidade:

  • Tomada de decisão assertiva; 
  • Cruzamento dados;
  • Posicionamento estratégico da área contábil;
  • Geração de relatórios e insights;
  • Integração de diferentes setores;
  • Comparativos estatísticos.


Pensando nisso, este artigo se dedica a explorar o poder dos dados na contabilidade. Confira!

Big data contábil: o que é?

Antes de nos aprofundarmos no que é big data contábil e como otimizar essa gestão de dados na contabilidade, vamos entender melhor o que significa essa tendência e qual o seu papel.

Na introdução, sinalizamos o potencial do big data com breves spoilers dos benefícios do uso da tecnologia para a gestão de dados contábeis, mas ainda há muito para dizer.

A tradução de big data para o português pode ser entendida como “grande volume de dados”, o que já nos dá dicas do que se trata. Basicamente, é um conjunto de informações complexas e de diferentes origens em uma alta velocidade de processamento.

Na casa dos terabytes e zettabytes, o grande fluxo de dados representa para o setor contábil uma oportunidade de extrair valor e transformá-lo em ações estratégicasPara tanto, o primeiro passo é investir na transformação cultural da área contábil, que deve se familiarizar com tecnologias de conciliação informacional e gestão de processos da área.  

Ou seja: o novo perfil do profissional contábil precisa estar atrelado ao domínio de ferramentas, combinadas com o perfil analítico que já faz parte do seu dia a dia.

Embora seja desafiador, corporações que adotam tecnologias para a gestão de dados da contabilidade aumentam sua competitividade, pois sempre estarão à frente na tomada de decisões, aplicação de controles e gerenciamento de riscos.

A seguir, resumimos os benefícios que a conciliação, análise e gestão de dados pode trazer para a área contábil.

Benefícios da automação de dados na contabilidade

Uma gestão eficiente no ambiente de negócios atual deve contar com o suporte da tecnologia e da automação para o processamento dos dados de uma empresa.

Veja como essa visão pode trazer benefícios diretos para a contabilidade.

Identificação e monitoramento de risco

Os lançamentos contábeis em planilhas estão sujeitos a erros, pois é comum que ocorram imprevistos, podendo ser na digitação ou até mesmo no cálculo ou fórmula do Excel.

Nos processos financeiros e contábeis, tais falhas podem custar caro. Por isso, as empresas precisam contar com soluções tecnológicas para minar riscos e identificar falhas na gestão contábil. 

Tal ponto, além de beneficiar os processos internos da companhia, pode contribuir para a chegada de novos investimentos, haja vista que uma boa gestão de dados na contabilidade traz mais transparência e confiabilidade para o negócio. 

Integração da empresa e seus departamentos

Uma gestão eficiente também permite uma maior integração dos dados de uma empresa, o que facilita a busca, armazenamento e acesso às informações desejadas dentro do conceito de big data contábil.

Com uma visão panorâmica, consequentemente, a centralização e padronização dos dados contábeis favorece o alinhamento entre diferentes equipes. Além disso, a partir de tal perspectiva, é possível corrigir eventuais inconsistências a tempo de evitar transtornos com o Fisco. 

Como já reforçado, dados íntegros reduzem, ainda, possíveis problemas em auditorias e dão mais agilidade para toda a área financeira de uma organização, sendo uma das principais razões para o investimento em automação e soluções tecnológicas.

Acesso de dados em tempo real: big data contábil

A desorganização dos dados provoca instabilidade no controle da empresa sobre suas obrigações financeiras, fiscais e contábeis. 

Sem um levantamento, conciliação e análise das informações de forma contínua, as projeções e o planejamento estratégico do negócio ficam comprometidos.

Por isso, o auxílio de soluções tecnológicas é um caminho para manter a empresa sincronizada, organizando e estruturando os dados do negócio.

Desta forma, a empresa consegue lidar com mudanças de exigências legais e acompanhar de perto e em tempo real os dados da contabilidade.

Aprimoramento das análises e da tomada de decisão

Ao projetar receitas e despesas a partir de dados organizados, a contabilidade consegue adotar novas categorias de análises e KPIs.

Com uma análise mais acurada, o grau de eficácia é aumentado tanto nas atividades rotineiras da contabilidade, quanto na integração deste setor com toda a empresa.

As ações do departamento contábil se tornam mais precisas, levando a organização para um outro patamar no detalhamento dos relatórios, assim como na extração de dados mais estratégicos e relevantes.

Isso, como consequência, potencializa a tomada de decisão, haja vista que, por meio de dados consolidados, os objetivos da organização serão traçados com realismo e assertividade.

O poder dos dados contábeis nas suas mãos com a Dattos

A Dattos é uma plataforma líder na automação e conciliação de dados contábeis, fiscais e financeiros, pontos que dialogam com os benefícios e a superação dos desafios de big data contábil citados ao longo deste artigo.

Por meio da nossa solução tecnológica, sua empresa consegue reduzir custos e eliminar chances de erros manuais em processos repetitivos, tornando suas operações mais ágeis e ainda ampliando o potencial de crescimento do negócio.

A Dattos empodera os times contábeis a tomarem decisões mais assertivas, sendo uma fonte de informações confiáveis para qualquer empresa. Com a nossa plataforma, você irá otimizar a gestão de dados estratégicos lidando com o big data contábil e conseguirá também:

  • Ter uma visão geral do seu negócio com uma plataforma que potencializa e acelera o processo de análises financeiras, contábeis e fiscais das grandes empresas;
  • Automatizar seus processos e, consequentemente, ganhar agilidade e inteligência nas rotinas gerenciais da área de contabilidade;
  • Contar com um acompanhamento contínuo das finanças de sua empresa, favorecendo o equilíbrio, controle e um planejamento financeiro bem estruturado; 
  • Implementar tendências inovadoras como o continuous accounting e evitar picos de trabalho excessivos em processos de fechamento contábil;
  • Reduzir riscos, custos e tornar seu departamento financeiro estratégico e ágil, com segurança e qualidade dos dados.


A
Dattos reduz ainda em até 70% o tempo gasto em conciliação contábil, financeira e fiscal, fale com a gente!

Conclusão: big data contábil e o fortalecimento da área

Percebemos, até aqui, que a área de contabilidade tem, na tecnologia, um importante suporte para a gestão, processamento e conciliação de dados do setor. 

Além disso, por meio da automação, a companhia consegue reduzir fraudes, acompanhar despesas orçamentárias e tributárias, assim como projetar modelos analíticos em relatórios financeiros.

Portanto, ao prover para a contabilidade soluções que digitalizam processos e potencializam o poder da análise de dados da área, além de tornar o departamento mais eficiente, as lideranças irão garantir que o setor contábil tenha um papel estratégico para o crescimento e futuro do negócio.

Picture of Felipe Laneri

Felipe Laneri

Especialista Dattos em tecnologia e automação de preparação e análise de dados financeiros.

Deixe um comentário

Descubra que você pode mais com a Dattos

torfeu

Descubra materiais gratuitos para fazer parte do seu dia a dia

conteudo rico

Conheça cases de sucesso dos clientes que contam com a Dattos