Conciliação de PIX: como fazer de forma eficaz?

Conciliação de PIX: conheça as estratégias de automação que auxiliam na execução dessa tarefa. Leia o nosso artigo completo sobre o assunto!
Mulher fazendo conciliação de PIX na empresa

A conciliação de PIX é um tema que ainda gera muita dúvida na mente de quem atua na área financeira. Essa nova tecnologia aumentou consideravelmente o volume de transações bancárias. Assim, transformando o modo que as pessoas e empresas utilizam os serviços dos bancos. Dessa forma, exigindo novas estratégias de conciliação.

O número de transações realizadas por meio dessa nova tecnologia é algo impressionante. Dados publicados pela EBC mostram que o número de operações mensais superou a marca de 3 bilhões. Esse tipo de informação deve ligar um sinal de alerta na mente do gestor de uma grande companhia.

Isso porque, é inevitável utilizar o PIX para receber por suas vendas. Desse modo, a conciliação desse tipo de recebimento deve ser executada com muito critério. Principalmente, utilizando a tecnologia para auxiliar no processo. Tornando-o mais ágil, eficaz e seguro.

Neste artigo, mostraremos como você pode executar o trabalho de conciliação de PIX. Apresentaremos formas de automatizar o processo, bem como os elementos de segurança que devem ser observados. Confira!

O que é o PIX?

Desenvolvido pelo Banco Central, o Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. Ou seja, é uma nova maneira disponível para pagar, receber e transferir valores. Com o PIX, tanto as empresas quanto as pessoas físicas poderão fazer transações em apenas alguns segundos. 

Assim, oferecendo ainda a vantagem de realizar a transação a qualquer momento e sem limite para quantidade de operações. Para fazer uma transferência ou pagamento é necessário usar uma chave que vai identificar a conta PIX. 

Por exemplo. CNPJ, CPF, e-mail, número de telefone, etc. Além dessas chaves, também é possível usar os dados bancários existentes.

Quais são os benefícios do PIX?

Transação acontece na hora e sem restrições de horário

Dentro das transações do Pix não existe limite de horário ou dia da semana que não possa ser feita nenhuma movimentação. Desse modo, o cliente pode fazer a compra de um produto em qualquer dia ou horário. Independentemente de ser um feriado, fim de semana ou dia útil.

Gratuidade nas operações

As pessoas físicas não precisam pagar pelo Pix. O usuário pode fazer os seus pagamentos por meio dessa tecnologia livre de taxas. Isso é especialmente interessante na compra de produtos, tendo em vista que dispensa o uso de cartões que podem ter cobranças de tarifas.

Controle financeiro para as empresas

Dentro das transações do PIX tudo é feito digitalmente e instantaneamente. Com isso, as empresas podem controlar o fluxo de caixa, uma vez que o dinheiro está disponível mais rapidamente.

Redução de custos

A gratuidade do PIX não traz benefícios apenas para as pessoas físicas. As empresas podem economizar em taxas de transação e custos associados aos meios de pagamento tradicionais. Por exemplo, como os que são cobrados em boletos e máquinas de cartão.

Além disso, a rapidez das transações reduz os custos operacionais relacionados ao acompanhamento e conciliação de pagamentos.

Por falar em custos, temos um conteúdo interessantíssimo sobre a redução desses gastos. Assim, tornando os processos de auditoria contábil mais ágil. Confira no link abaixo:

Segurança e autenticação

O PIX é altamente seguro e utiliza tecnologias avançadas de criptografia para proteger as transações. Além disso, as transações exigem autenticação do usuário, garantindo a legitimidade das transações e redução dos riscos de fraudes.

Facilidade de integração de sistemas

O PIX foi projetado para ser facilmente integrado aos sistemas de gestão e pagamento das empresas. Isso significa que é possível automatizar processos de coleta e conciliação financeira. Assim, tornando a operação mais eficiente e evitando a possibilidade de erros manuais.

Essa facilidade de integração é especialmente interessante para quem deseja automatizar a conciliação do PIX. Mostraremos mais adiante como essa característica pode auxiliar nesse processo.

Inclusive, sobre automatização, temos um conteúdo que pode abrir sua mente sobre o assunto. Confira no link abaixo:

Ampla aceitação e acessibilidade

O PIX é amplamente aceito em todo o país. Isso significa que as empresas podem alcançar um público maior e facilitar o pagamento por parte de seus clientes. Além disso, o PIX é acessível a qualquer pessoa que tenha uma conta bancária ou uma carteira digital.

Logo, é uma opção de pagamento que trouxe inclusão bancária/financeira para as pessoas. Juntamente às fintechs, o PIX proporcionou o aumento do número de contas bancárias criadas. Atualmente, mais pessoas têm acesso aos serviços bancários básicos como transferências e pagamentos eletrônicos.

Além de fortalecer o sistema bancário, a ampla aceitação do PIX também traz benefícios para quem atua com vendas online. Seja sua empresa um grande varejista ou um marketplace. Isso porque, a base de possíveis clientes pode ter aumentado com a disseminação do PIX.

Conciliação de PIX: quais são as melhores práticas?

Agora, mostraremos algumas boas práticas que podem ser adotadas para a realização da conciliação de PIX. Continue lendo!

Estabeleça uma rotina de conciliação de PIX

Primeiro, defina uma frequência regular para a conciliação de transações PIX. Uma prática comum é realizar uma conciliação diariamente, o que ajuda a identificar e corrigir eventuais discrepâncias de forma ágil.

Contudo, devido ao grande volume de operações diárias nem toda companhia consegue fazer a conciliação diária. É importante avaliar suas necessidades e escolher a periodicidade ideal para realizar o processo.

Compare dados de origem e destino

Ao conciliar transações PIX, é fundamental comparar os dados de origem com os dados de destino. Verificar se os valores e as identificações estão corretos é essencial para evitar falhas na conciliação.

Utilize identificadores únicos

Adote práticas que garantam a unicidade de identificadores nas transações PIX, como um número de referência único associado a cada pagamento. Isso facilita a confirmação entre os registros de origem e destino.

Mantenha registros organizados

Manter registros precisos e organizados das conciliações realizadas. Isso facilita as auditorias internas, fornece uma trilha de auditoria confiável e simplifica o processo em caso de verificações externas.

Esteja atento às atualizações e novas funcionalidades

O sistema PIX está em constante evolução, e novas funcionalidades podem ser adicionadas ao longo do tempo. Mantenha-se atualizado sobre as mudanças e adapte suas práticas de conciliação conforme necessário.

As novas tecnologias estão presentes em várias áreas de um negócio. Temos um conteúdo interessante sobre como elas mudaram o cenário da reconciliação contábil nas empresas. Confira no link abaixo:

Quais são as boas práticas de conciliação de PIX para uma Fintech ou banco?

As Fintechs e os bancos são as instituições que dão origem às operações com o PIX. Logo, elas também precisam de um processo de conciliação robusto para evitar problemas e fraudes.

Primeiro, é importante entender como é possível conectar as informações financeiras para que elas estejam sempre atualizadas e centralizadas. Uma boa prática é usar APIs para o consumo dessas informações. 

Com a chegada do Open Banking é possível que as diferentes instituições financeiras consigam acessar mais dados financeiros dos clientes. Obviamente, com a devida autorização da pessoa. Tornando possível a oferta de produtos e serviços personalizados.

Dentro desse cenário, a Dattos pode ajudar as fintechs a buscar essas informações financeiras de diversas maneiras. Principalmente, utilizando uma API Rest, no qual o caminho de consumo pode ser adaptado ao cenário do cliente. Basta configurar dentro da plataforma.

Como uma plataforma ajuda nas conciliações de Pix?

O ganho de tempo é um dos principais benefícios que uma boa plataforma de automação de processos pode proporcionar na conciliação de PIX. Principalmente, na integração de bases vindas de instituições financeiras, parceiros de mercados e sistemas internos.

Com a Dattos, todo esse processo de conciliação pode ser feito de forma automatizada e agendada previamente. Uma vez que a plataforma Dattos pode consumir os dados de acordo com o calendário de necessidades do cliente.

Assista ao vídeo abaixo e veja como é fácil fazer a conciliação com a nossa plataforma!

Como a Dattos pode ajudar?

Nosso propósito é evoluir a gestão das informações e tornar os times mais analíticos para otimizar processos financeiros. Assim, promovendo agilidade, confiabilidade e inteligência para tomadas de decisão em tempo real.

Como já é de conhecimento geral, as pessoas têm utilizado cada vez mais o PIX. Atingindo transações na casa dos trilhões de reais, ultrapassando recorde de 40 milhões de transferências num dia.

Assim, gerenciar todo esse volume de dados tem sido uma grande dor na rotina dos times financeiros. A Dattos já está ajudando outras companhias a trabalhar esses processos de conciliação de forma automatizada e agendada.

Dessa maneira, fazendo com que 100% das suas transações estejam centralizadas em uma única plataforma. Garantindo a assertividade dos seus dados.

Nós já participamos de programas de aceleração e, atualmente, somos residentes do Cubo Itaú. Também fazemos parte do BoostLAB, um hub de negócios para empresas tech do BTG Pactual em parceria com a ACE Startups.

Até hoje, já ajudamos mais de 150 empresas a transformarem seus processos. Entre elas pequenas, médias e grandes empresas, incluindo Startups e Fintechs de diversas áreas. Bem como, empresas que se tornaram Unicórnio nos últimos anos.

Por fim, nós podemos concluir que a conciliação de PIX é uma tarefa de extrema importância para uma empresa. Independentemente da sua área de atuação. Utilizar uma ferramenta de automatização pode tornar esse processo mais ágil e seguro.

Inclusive, temos um conteúdo que mostra os benefícios da automação de rotinas em um negócio. Para concluir este texto, recomendamos sua leitura!

Picture of Felipe Laneri

Felipe Laneri

Especialista Dattos em tecnologia e automação de preparação e análise de dados financeiros.

Deixe um comentário

Descubra que você pode mais com a Dattos

torfeu

Descubra materiais gratuitos para fazer parte do seu dia a dia

conteudo rico

Conheça cases de sucesso dos clientes que contam com a Dattos