Dattos Tasklist é uma poderosa ferramenta de otimização que agrega valor inegável a qualquer negócio. Essa funcionalidade ajuda a gerenciar tarefas, otimizar o tempo de fechamento e tomar decisões confiáveis.
Este artigo explorará como o Dattos Tasklist pode melhorar 5 processos-chave na sua empresa. Continue lendo para saber mais!
Gerenciamento de tarefas com Dattos Tasklist: veja como funciona
Gerenciamento de tarefas com Dattos Tasklist: veja como funciona
A Dattos lançou uma nova função para a plataforma: o Dattos Tasklist. Organizar o dia a dia, cuidar das obrigações de entregas dos times, saber exatamente o que precisa ser feito naquela semana. Essas são atividades essenciais em qualquer empresa.
Pensando em como organizar as informações, acompanhar os processos e ganhar tempo no gerenciamento das tarefas das equipes financeiras, o Dattos Tasklist vem de encontro à necessidade de otimizar os processos citados acima.
Em geral, um Tasklist é um organizador de tarefas que ajuda a controlar o status das tarefas de um indivíduo e/ou de uma equipe. Entretanto, conectado à plataforma, o Dattos Tasklist vai de um simples organizador para um aliado versátil, que pode ser ajustada de acordo com as exigências de cada empresa.
O Dattos Tasklist é moldado tanto para atender rotinas desde a gestão de atividades de cada colaborador, como para trabalhos que envolvam toda a equipe.
“Por meio do novo Dattos Tasklist, seguimos com nosso compromisso de evoluir a plataforma e agregar mais valor aos processos dos nossos clientes, possibilitando que eles realizem a gestão de diversas atividades, como por exemplo, as do período de fechamento, demandas de entregas para auditoria e o controle do calendário fiscal, em um só lugar, através da plataforma Dattos”, comenta Sergio Aschar, Diretor de Tecnologia da Dattos.
“A novidade chega em um momento importante, pois queremos ajudar as empresas a se organizarem e obter transparência quanto às demandas internas, a fim de reduzir o impacto das novas políticas de home office que estão sendo adotadas, cada vez mais, por empresas dos mais diversos setores. A longo prazo, também queremos auxiliar as empresas na adoção de processos mais ágeis e transformação digital”, conclui Pryscilla França, Diretora de Operações da Dattos.
Dattos Tasklist: confira quais processos podem ser otimizados
A adoção de tecnologias para otimização e melhorias em procedimentos internos tornou-se imprescindível para qualquer empresa que busca crescimento e qualidade nos seus processos.
Mas, para isso, é necessário levar em consideração alguns fatores na hora de escolher uma plataforma de conciliação. Por isso, nós elaboramos um e-book completo sobre o tema. Não deixe de ler!
Dentro desse conjunto, pensar e executar uma gestão eficaz é vital para garantir uma rotina corporativa saudável e produtiva. Analisando de forma mais profunda nessa necessidade, um ponto muito importante é saber gerenciar os fluxos de trabalho das equipes e integrar as tarefas de acordo com suas relevâncias, trazendo benefícios significativos para as organizações, tais como:
- Gestão efetiva de tarefas das equipes;
- Análises financeiras mais assertivas;
- Tempo de fechamento otimizado;
- Tomada de decisões mais confiáveis.
Pensando em como organizar as informações, acompanhar os processos e ganhar tempo também no gerenciamento das tarefas das equipes financeiras, o Dattos Tasklist vem ao encontro da necessidade de otimizar esses processos.
Abaixo, listamos cinco cenários em que o Dattos Tasklist pode se tornar um poderoso aliado do seu negócio.
1- Controle de tarefas e gestão de fechamento
Os departamentos financeiros e contábeis lidam diariamente com um grande volume de tarefas que envolvem diversas áreas da empresa e vão desde a coleta e ajuste de informações, até a organização e entrega de documentos legais. As rotinas são intensas e, se não houver organização e controle de tarefas, o trabalho torna-se estressante. Nesse cenário, fazer um checklist de tudo o que precisa ser feito pode ajudar e muito o processo.
Assista ao vídeo abaixo e confira mais sobre o desafio de fazer operações com grandes volumes de dados.
Além de ajudar as equipes a direcionarem seus fluxos de trabalho, o módulo de gestão de tarefas da plataforma Dattos pode proporcionar uma gestão muito mais completa de todas as atividades do departamento e dos seus processos como um todo, garantindo que as demandas que são essenciais para o fechamento contábil sejam entregues no prazo.
Outra utilidade importante de um software de gestão de tarefas é melhorar o direcionamento e segregação de tarefas do dia a dia. Por isso, através do Dattos Tasklist é possível atribuir responsáveis por cada etapa da contabilização e centralizar as tarefas de fechamento, sinalizando prazos e níveis de importância.
2- Gestão de calendário fiscal com o Dattos Tasklist
Sabe-se que o Brasil é um país que possui uma extensa lista de obrigações fiscais. Por isso, o desafio no dia a dia é, justamente, garantir que todas elas estejam em dia.
O Dattos Tasklist pode ajudar a organizar todas as atividades voltadas para a apuração de impostos, geração de guias de recolhimento, gestão do fechamento fiscal mensal e prestação de contas com o Fisco. Dentro da plataforma, pode-se designar os responsáveis por cada etapa deste processo e por cada imposto específico.
Além disso, através do Dattos Tasklist, é possível criar e gerenciar um calendário fiscal com todos os documentos, obrigações e prazos a serem cumpridos, podendo os analistas anexar os comprovantes nas tarefas, sejam eles as guias geradas, ou recibos de obrigações acessórias declaradas, por exemplo
3- Gestão de lançamentos manuais
Para os casos em que ocorrem lançamentos manuais, a troca de informações é vital. O Dattos Tasklist ajuda a identificar e atribuir cada etapa da contabilização manual, além de centralizar as discussões e justificativas sobre o processo.
As atividades dentro do Dattos Tasklist podem ser atribuídas desde a busca de informações e criação de relatórios suporte, até a escrituração do lançamento. Esse tipo de ação pode ajudar as empresas a alcançarem um nível excelente de padronização e organização dos processos manuais, garantindo que as informações sejam inseridas com mais assertividade e segurança.
Quer saber como gerenciar seu fechamento com mais velocidade e precisão? Confira em nosso e-book!
4- Gestão de investigação contábil
Depois dos passos dados para o fechamento financeiro, é necessário analisar se tudo que foi registrado/contabilizado está correto, se houve algum erro ou movimentação suspeita e se as informações estão conciliadas.
Esse processo pode ser extremamente cansativo e cercado por atividades repetitivas. Ao utilizar o Dattos Tasklist para distribuir essas tarefas, a gestão centralizada desse procedimento pode ser otimizada, garantindo que os colaboradores não fiquem sobrecarregados e possam compreender onde estão os eventuais erros e como direcioná-los da melhor forma.
5- Gestão de entrega para auditoria
Essa etapa é uma das que mais demanda atenção das equipes, uma vez que é a gestão de todas as tarefas compõem as informações a serem prestadas para a auditoria, ou seja, geração de documentos, entrega de comprovantes, contratos, explicação do processo de contabilização realizado e atendimento aos auditores durante todo o período de auditoria.
Por meio do Dattos Tasklist, é possível designar responsáveis por este acompanhamento e, também, visualizar como está a execução das tarefas solicitadas pelo auditor, bem como a realização de ajustes sugeridos pelo mesmo.
Descubra o benefício da automação e gestão de tarefas
Como falamos logo no começo deste texto, a adoção de tecnologias que transformem os processos das organizações é fundamental para o crescimento destas. Por isso, através do TaskList, a Dattos continua entregando soluções que ajudem a tornar a gestão de processos mais centralizada e aumentar a produtividade das equipes financeiras.
Assista ao vídeo abaixo e confira os benefícios da automatização dos processos de reconciliação contábil e conheça a nossa plataforma!