dattos ai (1)

Guia de bolso para inteligência artificial nas funções de finanças

Importância da conciliação contábil no sucesso empresarial

Importância da conciliação contábil: descubra como este processo pode fortalecer a saúde financeira da sua empresa.
Mão de homem fazendo cálculos e entendendo a importância da conciliação contábil

A importância da conciliação contábil é inegável para qualquer negócio. Esse processo, muitas vezes subestimado, é fundamental para a saúde financeira de uma empresa.

Você tem dúvidas na hora de efetuá-la em sua companhia? Realiza, continuamente, os passos que fazem parte do fechamento contábil? Deseja saber como otimizar e reduzir custos nesse processo?

Então não se preocupe. Nesse artigo você irá encontrar respostas definitivas para todos esses questionamentos e ainda saberá como evitar os principais erros nos processos de reconciliação.

Importância da conciliação contábil: qual sua dimensão?

De tempos em tempos, todas as empresas precisam realizar uma conferência de suas contas patrimoniais analisando suas movimentações e verificando se elas estão de acordo com a escrituração contábil do negócio.

E é aí que entra a importância da conciliação contábil. Afinal, seu processo é justamente confrontar os exercícios contábeis com o plano de contas da organização e identificar se as informações conferem ou se serão necessárias correções.

Esta rotina de batimento dos períodos e dos demonstrativos contábeis pode ser realizada de acordo com diferentes intervalos de tempo, dependendo da necessidade do negócio, sendo mais comum vermos reconciliações mensais, semestrais ou anuais.

Mas é possível tornar o fechamento contábil ainda mais rápido e assertivo. Clique no botão abaixo para fazer o download gratuito do nosso -book e descobrir como.

Mas qual é exatamente a importância da conciliação contábil para uma grande empresa?

Imagine ser gestor de uma empresa em que ninguém conta com informações confiáveis para o processo de tomada de decisões. Neste caso, como saber qual o budget da companhia para novos investimentos ou mesmo ser transparente com investidores e stakeholders?

Dentro deste contexto de transparência, o objetivo da conciliação contábil é oferecer um plano de informações confiáveis, que espelhem a realidade contábil de uma organização e possam ser utilizados, sem inconsistências, na análise da realidade patrimonial da companhia e no fechamento de balanços contábeis.

Além disso, a conciliação de contas contábeis oferece segurança para o negócio caso surjam questionamentos tributários sobre a realidade financeira de uma companhia, provendo a organização de dados sólidos que garantem boa visibilidade de mercado e podem atrair novos investimentos.

Quais os erros mais comuns na conciliação e como evitá-los?

Apesar de ser grande a importância da conciliação contábil para o sucesso de um negócio, muitas empresas ainda cometem falhas nesta rotina, sobretudo quando a conciliação de contas contábeis é realizada através de processos manuais que, além de gerarem retrabalho e exigirem muita atenção por parte dos responsáveis, demanda altos investimentos em mão de obra e toma demasiado tempo das empresas.

Separamos, abaixo, alguns dos erros mais comuns na conciliação contábil:

  • Valores lançados a mais ou a menos
  • Troca ou inversão de contas
  • Duplicidade ou omissão nas etapas de lançamento contábil
  • Erros de preenchimento em planilhas contábeis
  • Falhas ou supressão das etapas de conferência

     

Há uma série de formas para corrigirmos tais problemas: lançamentos complementares ou retificados, estornos, etc. Todavia, quando dependemos de processos manuais, mesmo estas etapas de reconciliação são passíveis de erros. Desta forma, esse fator pode iniciar um grande ciclo de retrabalho e demandar o esforço de equipes em ações que, no fim das contas, não fazem parte do core business do seu negócio. 

Neste sentido, a melhor forma de superar definitivamente as falhas na rotina de conciliação contábil se dá através da automatização deste processo, por meio de soluções informatizadas capazes de realizar uma série de conciliações em curtos espaços de tempo, otimizando a gestão contábil de qualquer empresa e reduzindo custos que podem ser transformados em investimentos no crescimento de um negócio

Quer entender melhor como evitar esses erros e fazer um fechamento contábil mais assertivo? Clique no botão abaixo para fazer o download gratuito do nosso e-book e descobrir o passo a passo!

Quais os benefícios de automatizar a rotina de conciliação contábil?

Uma série de vantagens podem ser extraídas quando implementamos a automação das rotinas de conciliação contábil em uma empresa. Listamos alguns destes benefícios abaixo:

  • Corte de custos operacionais aliado a ganhos na qualidade dos processos
  • Ganhos em agilidade e entrega de resultados
  • Padronização da gestão contábil por meio de processos automatizados
  • Maior segurança para fechamentos ou análise da realidade patrimonial do negócio
  • Redução do retrabalho e maior produtividade das equipes
  • Eliminação de erros manuais
  • Direcionamento de esforços para o desenvolvimento de novos produtos e serviços
  • Transformação Digital da empresa
  • Implementação de uma mentalidade inovadora na condução dos processos gerenciais

Assista ao vídeo abaixo e confira como é rápido e fácil fazer a conciliação contábil utilizando uma plataforma.

Quais os benefícios de uma plataforma como a Dattos?

Adotando soluções como a plataforma Dattos, você poderá contar com estes benefícios por meio de uma solução capaz de integrar todos os seus processos de conciliação (contábil, fiscal, bancária e de ativos) em uma única ferramenta. A única do mercado capaz de realizar qualquer tipo de conciliação.

Importe e exporte arquivos de dados formatados para a integração de qualquer sistema legado com a plataforma, tenha acesso a relatórios dinâmicos em tela, melhore o controle das operações contábeis de sua empresa e implemente uma análise inteligente de informações através de um sistema orientado para auditoria.

Tudo isso aliado com a possibilidade da redução de custos operacionais do seu negócio, esquecendo de vez processos manuais e longas jornadas de trabalho para a condução das conciliações contábeis. É a sua empresa integrada com o futuro. Que tal dar este passo agora mesmo?

Clique no botão abaixo e agende um demonstração da plataforma!

 

Picture of Felipe Laneri

Felipe Laneri

Especialista Dattos em tecnologia e automação de preparação e análise de dados financeiros.

Deixe um comentário

Descubra que você pode mais com a Dattos

torfeu

Descubra materiais gratuitos para fazer parte do seu dia a dia

conteudo rico

Conheça cases de sucesso dos clientes que contam com a Dattos