dattos ai (1)

Guia de bolso para inteligência artificial nas funções de finanças

Inconsistências financeiras: 6 dicas para evitar erros

Inconsistências financeiras: um risco para as grandes empresas. Confira 6 dicas essenciais para evitar erros em sua rotina.
Time de gestão financeira analisando inconsistências financeiras frente a uma mesa com um computador.

As inconsistências financeiras são muitas vezes negligenciadas em seus balanços contábeis.

Além disso ser preocupante por questões de compliance, pode também causar problemas jurídicos, prejudicando a imagem e a reputação da empresa e de profissionais que são responsáveis por assinar estes fechamentos contábeis ao final do mês. Inconsistências financeiras devem ser observadas e ajustadas com atenção, de forma ágil e precisa.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Contabilidade (IBRC), cerca de 80% das empresas brasileiras apresentam erros contábeis em seus balanços, algo assustador.

Portanto, é imperativo que empresas e gestores financeiros tomem medidas para identificar e corrigir essas inconsistências financeiras, antes que seja tarde demais. 

Inconsistências financeiras: saiba como evitar

Neste checklist, apresentamos algumas dicas e estratégias para garantir a precisão do processo contábil, incluindo medidas preventivas no dia a dia, como o uso de Plataformas  de automação em fechamento e conciliação contábil e reconciliação de contas bancárias. Confira nossas dicas:

1 - Invista em tecnologia

A contratação de uma plataforma de automação de processos de fechamento e conciliação contábil, fiscal e financeira é essencial para a assertividade dos dados e economia de tempo. Com uma Plataforma automatizado de fechamento e conciliação, sua equipe passa a ter a capacidade de comparar grandes volumes de lançamentos contábeis com transações financeiras, validando a integridade do controle financeiro, além de garantir a precisão por meio de uma conciliação de um ou mais grupo de contas, economizando tempo e reduzindo a margem de erro desde o processo mais simples até o mais complexo. 

Sendo assim, é possível centralizar todas as lógicas e regras de conciliação em um único lugar permitindo aos gestores financeiros e CFOs acesso em tempo real às informações financeiras por meio de um fechamento contábil confiável, facilitando a tomada de decisões ágeis e estratégicas.

Falando nisso, veja como é fácil automatizar as conciliações contábeis no vídeo abaixo.

2 - Crie uma governança contra inconsistências financeiras

Garantir a implementação de um fluxo de governança interna para que transações financeiras sejam registradas corretamente e que os relatórios sejam precisos são fundamentais para a segurança do processo de fechamento contábil, principalmente, para estabelecer um fluxo de registro automatizado, sem interferência humana. Por isso, a importância de um software que garanta transparência, otimização e centralização os controles internos e a correta composição e evidenciação das contas devem fazer parte do processo de qualquer empresa, assim será possível manter:

– Registros históricos para consulta dos auditores

– Repositório de evidências em nuvem

– Justificativa de ajustes das composições

– Identificação dos responsáveis por cada etapa de fechamento da conta

3 - Faça uma análise de risco que realmente possa antever situações críticas

Uma das formas de evitar grande parte dos problemas, acaba sendo uma das mais negligenciadas hoje em dia. Uma análise de riscos bem feita evita sanções legais e financeiras, além de garantir a conformidade com as normas contábeis e regulamentares. 

Normalmente, tais riscos se mostram em atividades de má classificação e/ou mal cálculo de contas, além de diferenças em contas mal conciliadas.

Este tipo de previsão de riscos contábeis se faz importante para que as empresas tomem medidas rápidas garantindo a precisão e a confiabilidade dos relatórios. Isso pode ajudar a garantir a conformidade com as normas contábeis e regulamentares, além de  evitar sanções legais e financeiras.

Quer saber como fazer um fechamento contábil sem erros? Nós preparamos um e-book para que você e sua equipe alcancem um fechamento mais seguro, rápido e seguro.

4 - Valorize o processo de uma revisão independente

Empresas que são referência em governança corporativa necessitam de um processo de auditoria interna rigoroso e eficiente, apesar de ser um requisito necessário para companhias abertas (listadas na B3 por exemplo) o processo de auditoria interna torna-se necessário para qualquer empresa que gostaria de garantir o máximo de confiança para seus acionistas. Além disso, é cada vez mais comum que essas empresas utilizem softwares especializados para garantir a transparência e a rapidez na correção de eventuais problemas detectados durante o processo de auditoria.

No entanto, para aumentar ainda mais a confiabilidade das demonstrações financeiras, é importante valorizar o processo de uma revisão independente. Essa revisão pode ser realizada por uma empresa de auditoria independente, que irá verificar os registros contábeis, realizar testes de conformidade e emitir relatórios de auditoria. Dessa forma, garante-se que as demonstrações financeiras estejam precisas e reflitam a situação financeira real da empresa.

5 - Siga a conformidade regulatória da sua categoria

Seguir as normas contábeis e regulamentos financeiros aplicáveis, além de fazer parte de uma legislação, também auxilia que os investidores e outros usuários de relatórios, como a SEC nos Estados Unidos ou o CFC no Brasil, possam tomar decisões informadas sobre investimentos e negócios. Seguir as normas contábeis internacionais (IFRS) ou as normas contábeis nacionais (US GAAP), bem como as regulamentações específicas do setor em que a empresa opera auxiliam no bom funcionamento do mercado e para o desempenho a longo prazo das empresas.

6 - Invista em compliance e treinamento

Garanta que seus funcionários estejam cientes das políticas e regulamentos contábeis, bem como recebem treinamento regular sobre como evitar erros e detectar fraudes financeiras. Isso pode incluir a realização de treinamentos regulares sobre práticas contábeis e financeiras adequadas, a criação de programas de compliance e a implementação de sistemas de denúncia anônima para permitir que os funcionários reportem possíveis violações de forma segura. Invista em ter uma equipe de compliance que fique responsável por monitorar e garantir que a empresa esteja seguindo as políticas e regulamentos aplicáveis.

Não prejudique sua imagem e nem reputação da empresa.

Em conclusão, erros e inconsistências financeiras, contábeis e fiscais podem causar problemas significativos e prejudicar a imagem e a reputação da empresa. Uma das medidas mais eficazes para evitar tudo isso é a contratação de uma plataforma de automação em fechamento e conciliação contábil, além de garantir que processos de auditoria e compliance estejam rodando em perfeita sintonia.

Esse tipo de plataforma automatiza o processo de fechamento contábil, incluindo a conciliação de contas, a geração de relatórios financeiros e a verificação de erros e inconsistências. Além disso, ele permite aos gestores financeiros e CFOs acesso em tempo real às informações financeiras, o que facilita a tomada de decisões estratégicas. Isso tudo sem contar a segurança das informações e praticidade para auditoria, que é essencial para garantir a precisão do balanço contábil.

Caso queira entender mais sobre o assunto, saiba que nós temos um e-book completo sobre como a automação de processos pode trazer mais transparência e segurança para seus processos. Clique no botão abaixo e faça o download gratuito!

Picture of Felipe Laneri

Felipe Laneri

Especialista Dattos em tecnologia e automação de preparação e análise de dados financeiros.

Deixe um comentário

Descubra que você pode mais com a Dattos

torfeu

Descubra materiais gratuitos para fazer parte do seu dia a dia

conteudo rico

Conheça cases de sucesso dos clientes que contam com a Dattos