dattos ai (1)

Guia de bolso para inteligência artificial nas funções de finanças

Pix parcelado: o que é e como funciona?

Pix parcelado: entenda como funciona e as novas oportunidades de negócio dessa nova modalidade. Confira o artigo completo!
Comprador realizando o pagamento via pix por QR code através do seu smartphone.

O PIX é um pagamento instantâneo brasileiro, lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central. Por facilitar os pagamentos e recebimentos, a transação ganhou rapidamente espaço no ambiente de consumo do país. Hoje, por sua vez, outras funcionalidades vão surgindo no mercado, como o PIX Parcelado, Troco e Saque.

Com essa ferramenta inovadora de pagamento, tanto as empresas quanto as pessoas físicas podem fazer transações em apenas alguns segundos, a qualquer hora e dia da semana e sem limite para quantidade de transações.

Para fazer uma transferência ou pagamento via PIX é necessário, basicamente, usar uma chave que vai identificar a conta ou os dados bancários vinculados ao PIX de uma empresa ou pessoa física.

É interessante que se observe, por sua vez, que o PIX surgiu dentro do movimento de abertura de dados do sistema financeiro brasileiro, o Open Finance.

Iniciado no primeiro semestre de 2019 pelo Banco Central, a abertura de dados do sistema financeiro e bancário é uma tendência que se espalha por outras grandes economias e que, também, pode trazer muito protagonismo para o Brasil na nova dinâmica de uma economia global mais digitalizada e interligada. 

Em suas duas primeiras etapas, o Open Finance focou no acesso e compartilhamento de dados financeiros entre instituições e bancos – sempre com a autorização do cliente titular destas informações. 

Em seguida, foi desenvolvido no Open Finance a estrutura necessária para novas operações de pagamento, incluindo o PIX. 

Basicamente, a proposta é que os processos de pagamento se tornem mais ágeis e seguros ao longo dos próximos anos no país e sempre tendo o cliente como principal alvo das ações dentro deste novo sistema financeiro. 

Por ser de rápida assimilação e facilitar as transações comerciais – dependendo apenas de um smartphone – cerca de 35,1% dos consumidores já dizem preferir essa modalidade de pagamento, segundo um estudo da Fundação Dom Cabral.

E em 2021, foram contabilizadas 4,5 bilhões de transações via PIX, além de uma alta mensal média de 18% no número de usuários dessa modalidade de pagamento. 

Por sua vez, outra pesquisa de 2021, aponta o PIX aparece como a segunda modalidade de pagamento mais utilizada no país, representando um total de 70% das transações, atrás somente do dinheiro em nota (71%).

De fato, o PIX tem mudado a maneira como as pessoas e as empresas transacionam e se posicionam no ambiente de consumo do país. 

Atento a esse cenário, o Banco Central criou novas funcionalidades que estão sendo agregadas ao PIX para ampliar ainda mais seus benefícios e cobrir todas as necessidades de pagamentos, troco e saques no mercado brasileiro.

O PIX parcelado, por exemplo, já é uma realidade para o comércio no país, proporcionando novas oportunidades de negócio para muitas empresas e consumidores.

Pensando nisso, ao longo deste artigo, você poderá entender tudo sobre essa nova modalidade de pagamento. Boa leitura. 

Pix parcelado: o que é?

As vendas parceladas são uma comodidade para os consumidores e vendedores. O cartão, por exemplo, se tornou um dos meios favoritos para a realização de compras, principalmente na função de crédito.  

​​De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 80% utilizam o cartão de crédito, ao passo que 42% dos entrevistados no levantamento informaram que optam pelas compras parceladas sempre que existe essa possibilidade. 

Desde 2015, as vendas com cartão de crédito sofreram aumento de pelo menos 9% em relação ao ano anterior, segundo outro levantamento recente. Em outras palavras: o parcelamento faz parte da dinâmica de compras no país.

Assim, o PIX Parcelado traz características similares ao que conhecemos hoje, na qual o vendedor receberia o valor integral no ato da compra e o consumidor escolheria a opção de parcelar o valor pago.

Essa forma de pagamento surgiu primeiro com instituições financeiras, que permitiam que os seus clientes utilizassem o limite do cartão de crédito na carteira virtual para transferências via PIX.

Embora essa ainda não seja uma modalidade oficial lançada pelo Banco Central – o qual destaca que o PIX, ao menos no momento, não é uma operação de crédito – o BC não restringe o uso e aplicação do PIX nesse sentido. 

Entretanto, este é um upgrade previsto pela Instituição, que já planeja o lançamento de uma linha de crédito chamado PIX Garantido.

Com esta opção, não seria necessário dinheiro em conta ou o uso do limite de cartão de crédito, pois o PIX Garantido funcionaria como um cartão de crédito virtual.

Sendo assim, a organização financeira detentora da conta do usuário se compromete em realizar os pagamentos parcelados pelo cliente, mesmo não havendo saldo em conta.

Entenda detalhes de como funcionará essa opção de pagamento.

Regras do Pix parcelado

Basicamente, cada instituição possui regras e detalhes de como o PIX Parcelado funciona para seus clientes.

Mas, de modo geral, no ato da compra o consumidor seleciona as parcelas a partir da taxa de crédito do banco/fintech.

No futuro, a expectativa é que o BC estruture regras ordenadas sobre o PIX Parcelado para todo mercado brasileiro.

Pix troco e Pix saque

Outra modalidade já empregada no país é o chamado PIX Troco, usada principalmente para pessoas que desejam dinheiro em nota.

Com a alta do uso do cartão e agora do PIX, o dinheiro impresso divide lugar com o dinheiro digital, mas ainda não deixa de ser necessário.

Muitos lugares ainda solicitam dinheiro em nota e, quando não há um caixa eletrônico por perto, o PIX Troco aparece como uma solução.

Basicamente, no PIX Troco, o consumidor faz a compra de uma mercadoria, pagando a mais via PIX e recebendo o valor de troco em dinheiro. 

Nessa mesma linha segue o PIX Saque, entretanto, neste caso não seria necessário realizar a compra de uma mercadoria. 

Basta somente enviar o dinheiro para o estabelecimento via PIX e retirar as notas em espécie.

Boas práticas para conciliação de Pix

É importante entender como é possível conectar as informações financeiras para que elas estejam sempre atualizadas e centralizadas, dessa forma, uma boa prática é usar APIs para a extração dessas informações. 

Com a chegada do Open Banking – nomenclatura e fase inicial do Open Finance do BC – diferentes instituições financeiras e negócios digitais conseguem acessar os dados dos clientes para oferecer produtos e serviços personalizados.

Dentro desse cenário, a Dattos pode ajudar as fintechs a buscar essas informações financeiras de diversas maneiras, principalmente utilizando uma API Rest, no qual o caminho de consumo pode ser adaptado ao cenário do cliente. 

Para tanto, basta configurar essa conciliação dentro de nossa plataforma.

Como funciona a automação de conciliação do Pix parcelado com a Dattos?

O ganho de tempo que a Fintech tem através de uma plataforma de automação dos processos de conciliação que envolvem o PIX e outros cenários de integração entre bases vindas de instituições financeiras, parceiros de mercado e sistemas internos, uma vez que as equipes são enxutas, é extremamente relevante.

Com a Dattos, todo esse processo de conciliação pode ser feito de forma automatizada e agendada previamente, pois a plataforma pode consumir os dados de acordo com o calendário de necessidades do cliente.

Somos uma plataforma líder na automação e conciliação de dados contábeis, fiscais e financeiros, rotinas que contribuem diretamente com a governança corporativa.

Por meio da nossa solução tecnológica, sua empresa consegue reduzir custos e eliminar chances de erros manuais em processos repetitivos, tornando suas operações mais ágeis e ainda ampliando o potencial de crescimento do negócio.

A Dattos empodera os times a tomarem decisões mais assertivas, sendo uma fonte de informações confiáveis para qualquer empresa.

E vale lembrar que a Dattos reduz ainda em até 70% o tempo gasto em conciliação contábil, financeira e fiscal

São muitos ganhos para a sua gestão financeira, os quais acompanham a entrada de novos meios de pagamento no mercado, incluindo o PIX.  

Governança baseada em dados

Os dados financeiros de uma empresa devem ser padronizados e centralizados, facilitando a busca e a otimização dos processos de gestão contábil.

Esta centralização das informações também traz maior controle sobre dados sensíveis do negócio e dá mais agilidade às rotinas gerenciais, auxiliando no alinhamento das equipes.

Uma vez que as informações são centralizadas e padronizadas por soluções inteligentes, também é possível corrigir eventuais inconsistências a tempo de evitar transtornos e perdas financeiras.

Além disso, dados íntegros reduzem possíveis problemas em auditorias e dão mais transparência para toda a gestão financeira, sendo uma das principais razões para o investimento em automação.

Neste caso, o recomendado é que se utilizem tecnologias que façam o registro das atividades diariamente, posto que informações financeiras atualizadas são extremamente relevantes para a melhoria de controles do negócio. 

Sem uma atualização contínua, uma empresa pode, também, perder oportunidades de investimento, haja vista que seus processos de governança ficam menos transparentes para os stakeholders.

Conciliação automatizada para a gestão de riscos

Com a digitalização, as empresas precisam de soluções robustas que consigam fortalecer sua segurança digital e o controle sobre um vasto volume de dados, informações tributárias, financeiras e contábeis.  

Ao contar com uma solução robusta de conciliação, é possível, inclusive, estabelecer critérios de acessos e hierarquias para garantir a confidencialidade de dados da gestão contábil.

Além disso, com o apoio de armazenamentos em nuvem, a companhia consegue adotar modelos de gestão híbridas ou plenamente a distância, sem pôr em risco sua segurança financeira, fiscal e contábil.

Neste sentido, a gestão contábil precisa contar com uma solução que aumente a segurança das informações sensíveis com armazenamento criptografado e que traga, ao mesmo tempo, flexibilidade para os processos financeiros.

Compliance tributário

Com o suporte de uma visão inovadora e a implementação de boas ferramentas, a gestão contábil ganha velocidade, eficiência operacional e fortalece as políticas de compliance de uma companhia.

O compliance, vale frisar, envolve o uso de controles para que  as normas internas e externas à organização – incluindo políticas, leis e regulamentos normativos – sejam seguidas com rigor.

Por sua vez, o uso de plataformas e softwares para a gestão financeira permite que a empresa siga todas as normas fiscais e contábeis do país com mais assertividade, aumentando seu poder de governança corporativa.

Análise e acompanhamento contínuo do desempenho financeiro de um negócio

Diante de tantas informações e geração de dados, a empresa precisa contar com ferramentas capazes de analisar e gerar insights periodicamente.

Para isso, são utilizados indicadores e KPIs, que basicamente são métricas que a gestão contábil pode utilizar para avaliar diferentes questões do negócio. 

É possível acompanhar, por exemplo, o quanto o negócio tem crescido, quais são os gargalos e as projeções do futuro, favorecendo a construção de estratégias efetivas para guiar decisões centrais de qualquer empresa.

Por isso, as métricas são pontos-chaves e um bom norte para o processo de expansão de uma companhia, sendo também uma das formas mais eficientes de manter controle sobre a gestão.

Neste sentido, soluções inovadoras conseguem fornecer informações confiáveis, ajudam na compreensão do negócio como um todo, como também conecta os departamentos contábil e financeiro com os demais setores de uma empresa.

Alguns softwares, inclusive, já possuem indicação de métricas e emitem relatórios que a liderança consegue analisar por completo, ampliando o poder da gestão contábil.

Blockchain

Blockchain é uma tecnologia que estrutura dados digitais permitindo transações seguras de forma transparente e inviolável.

Essa é uma das tendências para ficar de olho e que pode influenciar diretamente no futuro da gestão contábil.

Revolucionando a forma como as empresas atuais operam, essa inovação registra e armazena transações, garantindo ainda mais segurança por meio da criptografia e do rastreamento de dados.

Como a Dattos pode inovar a sua gestão contábil?

Quando falamos de inovação, não é suficiente automatizar os processos, é preciso escolher as melhores soluções do mercado que garantam uma digitalização sem riscos das informações contábeis do negócio.

Neste sentido, a Dattos surge como uma plataforma líder, justamente, na automação e conciliação de processos contábeis e financeiros de um negócio.

Por meio da automação é possível reduzir custos e eliminar chances de erros manuais em processos repetitivos, tornando suas operações mais ágeis e ainda ampliando o potencial de crescimento do negócio.

Com a nossa plataforma, você consegue ainda:

  • Ter uma visão geral do seu negócio com uma plataforma que potencializa e acelera o processo de análises financeiras das empresas;
  • Automatizar seus processos e, consequentemente, ganhar agilidade e inteligência nas rotinas gerenciais;
  • Contar com um acompanhamento contínuo das finanças de sua empresa, favorecendo o equilíbrio e controle; 
  • Reduzir riscos, custos e tornar seu departamento contábil estratégico e ágil com segurança e qualidade dos dados.
 

A Dattos pode, por fim, empoderar os gestores a tomar decisões estratégicas baseadas em dados, reduzindo em até 70% do tempo gasto em conciliação contábil e fiscal.

Dessa forma, sua gestão contábil consegue estar à frente das tendências, implementando a inovação como um alicerce indispensável para o sucesso no competitivo mercado atual.

Picture of Felipe Laneri

Felipe Laneri

Especialista Dattos em tecnologia e automação de preparação e análise de dados financeiros.

Deixe um comentário

Descubra que você pode mais com a Dattos

torfeu

Descubra materiais gratuitos para fazer parte do seu dia a dia

conteudo rico

Conheça cases de sucesso dos clientes que contam com a Dattos