Contabilidade inteligente: o que é e como aplicar?

10 de janeiro de 2022
5 minutos de leitura
Tópicos

Futuro e tecnologia: nunca se falou tanto sobre essas duas palavras. E claro que dentro do mundo financeiro elas também têm o seu peso, trazendo à reflexão como serão os próximos passos desse setor.

Mesmo sendo de grande importância, nem sempre os departamentos financeiros, contábeis e de backoffice como um todo têm a atenção que precisam, já que “a velha maneira de se fazer as coisas” ainda vibra fortemente dentro das empresas. 

Pensando nisso, vamos olhar mais profundamente para uma peça essencial: a contabilidade inteligente. Toda empresa precisa de processos bem definidos, controles precisos, estratégias assertivas e segurança para a tomada de decisões e evolução da organização.

Por que a contabilidade inteligente é tão importante?

Primeiro, vamos responder a pergunta: o que a contabilidade faz?

De forma resumida, o pessoal do Portal Contábeis define a contabilidade como um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física. Em uma visão macro, é uma ciência que registra e avalia como e quão bem a entidade utilizou os recursos.

E por trás da contabilidade, existem profissionais que não apenas projetam números e balancetes, mas também podem ser um agente multiplicador de conhecimento e informações valiosas para a empresa.

Como tornar a contabilidade mais assertiva?

Uma das respostas possíveis para essa pergunta é: aplicando a contabilidade inteligente. Mas o que é isso?

Apesar da grande importância da projeção de números e das obrigações acessórias, a contabilidade pode ser muito mais. Por meio da Contabilidade Inteligente é possível que a empresa organize as informações financeiras do seu negócio de forma potencializadora, buscando insights e resultados mais precisos, transformando-os em informações de valor.

Mas, para que a contabilidade inteligente tenha espaço nas empresas, os profissionais precisam atuar de forma contínua nessa mudança. O trabalho do contador do futuro precisa urgentemente ir além das tarefas manuais e morosas; é preciso focar em atividades estratégicas.

Assista ao vídeo abaixo e confira como tornar a contabilidade mais efetiva em sua empresa!

Quais os benefícios da contabilidade inteligente?

A Contabilidade Inteligente, de modo geral, é uma ferramenta poderosa para oferecer mais segurança e transparência nos departamentos fiscais, contábeis, pessoais, entre outros.  Através da contabilidade inteligente, os gestores passam a ter mais confiança em seus dados e conseguem ser mais ponderados ao tomarem decisões financeiras para o negócio.

E como isso é possível? Vamos separar em 02 principais ações:

Informações financeiras assertivas e seguras

A Contabilidade Inteligente tem como uma das principais vantagens o fornecimento de informações assertivas, seguras, no momento oportuno e, principalmente, transparentes. Já defendemos muitas vezes em nossos conteúdos que a maioria dos dos problemas das grandes empresas estão nas tomadas de decisão sem embasamento em dados corretos.

Por isso, essa etapa da Contabilidade Inteligente é tão importante; se as informações financeiras refletem de fato a realidade e saúde financeira do negócio, com certeza os próximos passos da empresa serão dados de forma segura. Além disso, os gestores e os colaboradores serão motivados a buscar cada vez mais a assertividade em seus trabalhos.

Sucesso nos indicadores de desempenho

Além das informações financeiras bem estruturadas para tomada de decisão assertiva, o gestor terá, de fato, indicadores de desempenho que realmente dizem algo sobre o time e sobre o negócio. Métricas incorretas podem levar um negócio à falência!

Por isso, com base em indicadores reais e assertivos, o empresário enxerga seu negócio de forma completa, observando os pontos de melhoria e já pensando nos próximos passos a serem potencializados, impactando diretamente no crescimento do negócio.

A força da contabilidade inteligente

Agora, vamos chegar a uma conclusão: a Contabilidade Inteligente deveria ser realidade em todas as empresas, não é? Independentemente do segmento e do tamanho da organização, ter uma boa gestão financeira é o mínimo necessário para que as empresas continuem a operar e a crescer.

Como implementar a contabilidade inteligente nas empresas?

O primeiro passo – e um dos mais importantes – é investir em ferramentas que de fato sejam parceiras nessa transformação. Tarefas manuais e processos descentralizados podem ser problemas sérios para qualquer empresa.

Por isso, defendemos que soluções como a Dattos podem empoderar os times financeiros a tomarem decisões mais assertivas, sendo sua fonte de informações confiáveis.

Através da plataforma Dattos, os times financeiros e o contador do futuro podem garantir a precisão de seus dados contábeis para tomar decisões estratégicas em tempo real e gerir  relatórios personalizados para insights de alta qualidade!

Quer saber mais sobre a contabilidade inteligente? Então, não deixe de conferir nosso e-book gratuito sobre a revolução do fechamento contábil!

Tainara Carvalho é graduada em Ciências Contábeis, com MBA em IFRS e Contabilidade Tributária. Com experiência em escritórios de contabilidade e grandes empresas, atualmente atua como Analista de Negócios na Dattos S.A., integrando expertise contábil com visão estratégica.

Publicações relacionadas

Como garantir uma preparação de dados mais eficiente com ETL?
10 de outubro de 2024
15 minutos de leitura
Fechamento contábil: o guia completo
12 de setembro de 2024
14 minutos de leitura
O que é LALUR (Livro de Apuração do Lucro Real) e como elaborar sem erros?
10 de setembro de 2024
11 minutos de leitura
Tópicos

Receba nossas atualizações direto no seu e-mail