Dados financeiros: como garantir segurança e precisão?

Dados financeiros: como garantir segurança financeira e precisão na sua gestão? Descubra no conteúdo que preparamos!
Mesa de escritório com laptop, celular e um cadeado representando a segurança dos dados financeiros.

Dados financeiros íntegros e confiáveis são a espinha dorsal de qualquer empresa bem-sucedida. Afinal, é por meio deles que são extraídos relatórios e análises que servirão para a tomada de decisões no negócio.

Eles informam decisões estratégicas, ajudam a identificar oportunidades de crescimento e garantem o cumprimento das obrigações regulatórias. Além disso, os dados financeiros servem como matéria-prima para outros departamentos da empresa. Por exemplo, o de contabilidade.

A grande dificuldade que muitos empresários encontram é na garantia da precisão dessas informações. Foi pensando nisso que resolvemos elaborar este conteúdo. Nele, mostraremos a importância da gestão de dados financeiros e como ela deve ser executada. Acompanhe!

Dados financeiros: qual sua importância nas companhias?

Para entender a importância dos dados financeiros na sua empresa, ilustramos um exemplo que pode acontecer em qualquer negócio. Suponhamos que uma empresa realizou os fechamentos financeiros ao longo de 6 meses.

Assim, decisões foram tomadas com base nas informações geradas. Mas, ao final do período, você percebe que os dados utilizados para tomar decisões foram extraídos de fechamentos com informações manipuladas erroneamente.

Nesse sentido, tudo feito com base nesses dados corre um grande risco de gerar perdas financeiras para a empresa. Afinal, as análises foram feitas com base em informações incorretas. Em muitos casos, esses erros levam as empresas a terem prejuízos consideráveis. Podendo demorar anos para se recuperarem.

Os dados estão no centro de um gerenciamento de risco eficaz. Contudo, informações incompletas, plataformas desatualizadas e processos ineficientes podem criar dados imprecisos ou incompletos.

Assim, revelando-se como uma verdadeira bomba-relógio que pode causar grandes problemas para uma organização a qualquer momento.

O processo de fechamento financeiro, oferece uma visão geral da saúde financeira da empresa aos executivos. Este processo depende de dados financeiros de vários formatos, originários de diversas fontes.

Um fechamento financeiro realizado manualmente está sujeito à manipulação e erros, e podem ser um grande problema para as organizações. Existe um risco de basear os relatórios financeiros em dados de baixa qualidade e sem comprovação de integridade.

A principal barreira enfrentada pelas equipes contábeis e fiscais é a limitação de consolidar, limpar e normalizar uma grande variedade de dados. Especialmente, em grandes organizações que recebem informações distintas a todo momento.

A boa notícia é que existem formas simples de regularizar esse intrincado processo. Esse ajuste passa, impreterivelmente, pelo uso de ferramentas extremamente modernas que os avanços tecnológicos nos presentearam. Discorreremos mais sobre elas em outros tópicos deste conteúdo.

Inclusive, nós temos um conteúdo interessante que trata sobre o gerenciamento de tarefas no fechamento financeiro. Ele está disponível no tópico abaixo.

Quais as funções dos dados financeiros nas empresas?

Os dados financeiros desempenham um papel crucial nas empresas, além da tomada de decisões, como já mencionamos. Entre as suas principais funções nós podemos destacar as seguintes. Continue lendo!

Avaliação de desempenho financeiro

Os dados financeiros são essenciais para avaliar o desempenho financeiro da empresa. Isso inclui a análise de receitas, despesas, lucros, margens de lucro e outros indicadores financeiros. Eles são essenciais para medir o sucesso financeiro e identificar áreas de melhoria.

Planejamento orçamentário

Os dados financeiros são fundamentais no processo de planejamento orçamentário. Isso inclui a elaboração de orçamentos anuais, projeções financeiras e a definição de metas financeiras realistas.

O planejamento orçamentário é uma ferramenta amplamente negligenciada nas empresas. Alguns gestores não entendem o poder desse elemento. Outros, não têm informações suficientes para elaborar um orçamento eficiente.

Ao dispor de uma boa gestão de dados financeiros você será capaz de elaborar um bom planejamento orçamentário. Assim, desfrutando de todos os benefícios que essa ferramenta pode proporcionar.

Contabilidade e relatórios financeiros

Os dados financeiros são a base para a contabilidade e a elaboração de relatórios financeiros. Esses relatórios são essenciais para atender a requisitos regulatórios, acionistas, investidores e outros stakeholders.

Avaliação de riscos financeiros

A análise de dados financeiros permite a identificação e avaliação de riscos financeiros. Isso inclui riscos relacionados a flutuações cambiais, taxas de juros, volatilidade do mercado e outros fatores que podem impactar as finanças da empresa.

Gestão de fluxo de caixa

Os dados financeiros são vitais para a gestão do fluxo de caixa. Assim, permitindo que a empresa monitore entradas e saídas de dinheiro. Esse processo ajuda a garantir a liquidez e a capacidade de cumprir obrigações financeiras.

Atração de investidores

Investidores e credores analisam frequentemente dados financeiros para avaliar a saúde financeira de uma empresa antes de tomar decisões de investimento. Dados sólidos podem atrair investidores e contribuir para a credibilidade da empresa no mercado financeiro.

Cumprimento de requisitos legais e fiscais

Dados financeiros são necessários para o comprimento de obrigações legais e fiscais. A elaboração de declarações fiscais e relatórios conforme regulamentações é uma parte crucial da gestão financeira.

Negociações e parcerias

Por fim, uma boa gestão de dados financeiros auxilia o processo de negociações, bem como para firmar novas parcerias. Em negociações comerciais, fusões ou parcerias, esses elementos são frequentemente revisados para avaliar o valor e a viabilidade financeira das transações.

Como a tecnologia auxilia na gestão de dados financeiros?

A principal barreira enfrentada pela maioria das equipes financeiras é a limitação relacionada à gestão de dados. Nesse sentido, a tecnologia desempenha um papel fundamental. Ela proporciona eficiência, precisão e acessibilidade. Aqui estão algumas maneiras como a tecnologia auxilia nesse processo:

Soluções integradas de automação

A primeira solução que deve ser implementada em um negócio que deseja ter uma boa gestão de dados é uma ferramenta de gestão e automação. No mercado, existem inúmeras alternativas. É justamente nesse ponto que você precisa ter muito cuidado.

Outrossim, você deve ter uma solução completa, que atua na gestão automatizada de todos os dados da sua empresa. Ao final deste conteúdo, apresentaremos uma solução definitiva para a execução desse processo.

Integração e automação de sistemas

Tecnologias modernas facilitam a integração de diferentes sistemas de gestão. Alguns exemplos são: contabilidade, folha de pagamento, gestão de estoque e sistemas bancários. A integração melhora a eficiência operacional e evita discrepâncias nos dados.

Conjuntamente à integração, nós temos a automação. Essa funcionalidade tem por objetivo eliminar trabalhos manuais. Assim, tornando a equipe contábil, fiscal e financeira mais eficiente.

Logo, temos um impacto positivo na gestão de dados e na conciliação e reconciliação. Temos um conteúdo completo para tratar do assunto. Clique no link abaixo para saber mais!

Big Data e análise preditiva

A análise de big data e a modelagem preditiva permitem uma análise mais profunda dos dados financeiros. Isso inclui a identificação de padrões, previsão de tendências futuras e a tomada de decisões informadas com base em dados em tempo real.

Computação em nuvem dos dados financeiros

O armazenamento e processamento de dados financeiros na nuvem oferece flexibilidade, escalabilidade e acessibilidade a partir de qualquer local. Obviamente, desde que tenha acesso à internet. Assim, temos uma simplificação da colaboração entre equipes, permitindo um acesso rápido às informações.

Como uma plataforma de gestão de dados pode ajudar o time financeiro?

Uma plataforma de reconciliação de dados trará integridade dos seus dados financeiros e centralização de processos. Mas, esse benefício não fica restrito ao gerenciamento interno. As equipes que lidam com esses procedimentos são profundamente beneficiadas.

Isso porque, com o uso de ferramentas de gestão de dados, os colaboradores passam a ser capazes de gerar análises mais complexas. Contudo, com menos esforço e fluxo de trabalhos manuais.

Nesse sentido, o uso de uma boa ferramenta de gestão de dados possibilita aos colaboradores fazer mais em menos tempo. Garantindo que a companhia tenha um gerenciamento mais enxuto e, principalmente, eficiente.

Por fim, ter dados financeiros confiáveis é essencial para o crescimento sustentável de uma empresa. Contudo, para fazer isso é fundamental contar com ferramentas tecnológicas completas, que atuam de forma integrada. Sem esse tipo de solução, a gestão de dados do seu negócio ficará comprometida.

Portanto, venha fazer um diagnóstico em nossa solução e veja como a Dattos pode revolucionar o seu negócio por meio da tecnologia.  

Felipe Laneri

Felipe Laneri

Especialista Dattos em tecnologia e automação de preparação e análise de dados financeiros.

Deixe um comentário

Descubra que você pode mais com a Dattos

torfeu

Descubra materiais gratuitos para fazer parte do seu dia a dia

conteudo rico

Conheça cases de sucesso dos clientes que contam com a Dattos