Times contábeis e fiscais: o que os CFOs esperam deles?

26 de maio de 2023
5 minutos de leitura
"Times contábeis e fiscais: entenda o que os CFOs esperam desses profissionais e como eles podem atender a essas expectativas eficazmente. "
Tópicos

Times contábeis e fiscais são peças-chave em qualquer organização. Eles são responsáveis por uma série de funções cruciais que garantem a saúde financeira e a conformidade regulatória da empresa. No entanto, o que exatamente os CFOs esperam desses profissionais?

Este post irá explorar as responsabilidades, desafios e expectativas em relação a esses times, fornecendo uma visão clara do que é necessário para desempenhar suas funções de forma eficiente e eficaz.

Acompanhe a leitura para saber mais sobre o assunto!

Times contábeis e fiscais: o que é esperado desses profissionais?

Antes, essas equipes só olhavam para planilhas enormes, resultados contábeis e jornadas longas de trabalho.

Hoje,  existe um movimento muito mais voltado para menos dependência de atividades repetitivas e mais valor de negócio entregue.

Atualmente, é exigido do CFO que seu tempo seja dividido entre olhar para os times contábeis e fiscais e direcioná-los para ações estratégicas da empresa. Por isso, as equipes precisam, também, buscar essas habilidades mais analíticas.

Claro que o desafio reside em conciliar a responsabilidade de entregas versus desenvolver novas formas de trabalho, mas essa é uma tarefa que vem crescendo dentro dos times.

Por isso reunimos aqui dados, informações e reflexões a fim de que CFOs e times contábeis se preparem e se tornem cada vez mais eficientes.

A seguir, confira quais são os principais pontos!

1 – Uma nova era de tecnologias

Os times contábeis e fiscais precisam olhar para a tecnologia. Como detalhamos no nosso e-book sobre transformação digital, o setor tem procurado mudar seu mindset em relação à adesão de novas tecnologias, ao uso de dados complexos para melhorar os relatórios e ao uso do tempo das equipes financeiras para trazer respostas mais eficazes e assertivas.

Por isso, percebemos uma crescente demanda por todo tipo de tecnologia que traga resultados

O que antes se escutava apenas como “novas tecnologias” aplicadas aos setores mais variados das empresas, hoje o setor financeiro também participa ativamente dessa tal transformação digital.

Aliás, não só participam, como têm se tornado referência em inovações e desenvolvimento de ferramentas que facilitam as rotinas financeiras.

2 – Utilização de dados em tempo real

É fundamental dispor de dados confiáveis em tempo real para uma tomada de decisão rápida.

Os CFOs estão sempre preocupados com a integridade dos dados financeiros e, por isso, a pressão cai sobre as equipes contábeis e fiscais para modernizar os processos de back-office por meio de um melhor gerenciamento de dados e processos.

Poder planejar o futuro da empresa em tempo real permite que os líderes financeiros otimizem o fluxo de caixa, façam previsões com maior precisão e integrem o planejamento em toda a empresa.

Esse será um grande diferencial de uma equipe contábil e fiscal preparada para atender esse tipo de demanda, fazendo com que sua participação seja direta no crescimento da organização.

Existe uma metodologia importante para o futuro dos times contábeis: Continuous Accounting. Em nossos materiais falamos bastante sobre esse tema, que é basicamente uma “Contabilidade Contínua” com o objetivo de gerenciar e otimizar o ciclo contábil.

3 – Adoção de tecnologias de automação

Adotar as tecnologias de automação não pode ser mais uma estratégia do futuro, mas uma realidade do hoje. Elas ajudam as equipes contábeis e fiscais a se tornarem mais estratégicas dentro das grandes empresas. Os benefícios são muitos: redução do esforço manual e os riscos de sonegação, controles internos mais assertivos e tarefas de reconciliação mais analíticas e com menos erros.

Além disso, com a tecnologia contida nas plataformas de automação de conciliações, os prazos apertados e os esforços excessivos gastos para encontrar inconsistências nos relatórios deixarão de existir.

4 – Times contábeis e fiscais mais estratégicos e menos operacionais

Dentro de tantas tarefas para as equipes contábeis e fiscais, o fechamento financeiro como um todo é o ponto mais crítico. Quando a automação está no DNA do time, o fechamento pode ser parte de uma nova estratégia de crescimento e não mais um “peso”.

Ainda que a equipe financeira de uma organização seja bem estruturada, se ela realiza reconciliações manualmente, provavelmente ficará atrás das equipes daqueles que estão realizando o processo por meio de plataformas automatizadas.

Isso ocorre porque as reconciliações financeiras realizadas de forma manual são demoradas, caras e sujeitas a erros humanos. Assista ao vídeo abaixo e confira como é simples automatizar as reconciliações de dados do seu negócio.

Tainara Carvalho é graduada em Ciências Contábeis, com MBA em IFRS e Contabilidade Tributária. Com experiência em escritórios de contabilidade e grandes empresas, atualmente atua como Analista de Negócios na Dattos S.A., integrando expertise contábil com visão estratégica.

Publicações relacionadas

Como garantir uma preparação de dados mais eficiente com ETL?
10 de outubro de 2024
15 minutos de leitura
Fechamento contábil: o guia completo
12 de setembro de 2024
14 minutos de leitura
O que é LALUR (Livro de Apuração do Lucro Real) e como elaborar sem erros?
10 de setembro de 2024
11 minutos de leitura
Tópicos

Receba nossas atualizações direto no seu e-mail