Continuous accounting: quais os os princípios essenciais?

Continuous accounting: veja o conceito, melhores práticas, benefícios e como ela pode ser implementada em sua companhia.
Líderes financeiras, dentro de um escritório frente a uma mesa com computador, analisando os princípios do continuous accounting.

O continuous accounting trouxe mudanças significativas para os profissionais contábeis, pois transformou as rotinas de trabalho oferecendo uma melhor visibilidade dos resultados financeiros em tempo real. 

Com a implementação desta metodologia, as tradicionais atividades de fechamento dos livros e demonstrações financeiras foram otimizadas e o ciclo contábil ganhou agilidade.

Essa mudança proporcionou que o setor contábil pudesse se tornar um ponto-chave para o sucesso de um negócio. 

A partir dessa perspectiva, as funções contábeis assumem forma estratégica dentro das empresas ao possibilitar, principalmente, a análise de dados e geração de insights.

Para isso, a transformação digital é a base para a metodologia do continuous accounting e favorece, inclusive, a expansão da inovação dentro de toda companhia.

Dentro deste fluxo de crescimento contínuo da tecnologia nas empresas, cabe às organizações ficarem atentas para dominar as novas soluções e realizar processos e tarefas — que antes eram manuais — de modo mais ágil e inteligente.

Nesse sentido, ao longo deste artigo descreveremos o que é a metodologia continuous accounting, seus princípios essenciais e quais são os benefícios da implementação no seu negócio!

Confira os tópicos que abordaremos ao longo deste texto:

  • O que é continuous accounting;
  • Quais os princípios essenciais dessa metodologia;
  • Quais as melhores práticas para implementar o continuous accounting na sua empresa;
  • Porque sua empresa deve investir no continuous accounting;
  • Os benefícios do continuous accounting;
  • Como a Dattos pode te apoiar na transição para o continuous accounting.
 

Vamos lá?

Continuous Accounting: o que é?

A abordagem do continuous accounting — contabilidade contínua, na tradução direta do inglês — propõe que cargas de trabalho sejam distribuídas uniformemente ao longo do período contábil, redefinindo as operações e o papel das finanças na estrutura corporativa.

Na definição do Corporate Finance Institute, plataforma canadense de cursos para a área financeira, a metodologia do continuous accounting “é uma nova alternativa ao método tradicional de contabilidade, em que os maiores volumes de trabalho são realizados no final do período contábil (mês, trimestre, ano)”.

Ou seja: ao invés de concentrar picos de trabalho, estamos falando de um método no qual as equipes conduzem as tarefas durante todo um ciclo contábil e no qual os dados fiscais são analisados periodicamente.

Para que a sua implementação seja eficaz, é preciso que haja uma abordagem panorâmica por parte da empresa, alcançando uma combinação de tecnologia, processos e pessoas em plena integração. 

Busca-se, além disso, uma mudança de mentalidade nas empresas sobre o papel da contabilidade para o sucesso de um negócio com sustentabilidade financeira.

É possível dizer que a contabilidade contínua é uma abordagem filosófica e não somente tecnológica, pois os times contábeis e fiscais precisam olhar também para uma mudança de comportamento, no sentido de absorverem a inovação a favor de suas rotinas do dia a dia.

Os processos atuais de um fechamento contábil, fiscal e financeiro, por se concentrarem em períodos específicos de fechamento, trazem obstáculos como:

  • Falta de visibilidade contábil real;
  • Erros humanos;
  • Falta de tomada de decisões estratégicas;
  • Sobrecargas de trabalho;
  • Perda do potencial analítico das equipes.
 

Nesse sentido, a capacidade de capturar, validar e analisar dados financeiros e contábeis continuamente e de distribuir a carga de trabalho ao longo de um ciclo pode significar a diferença entre um fechamento contábil preciso e assertivo.

Assim, erros são mitigados, e as equipes conseguem ser mais eficientes, ágeis e estratégicas.

O conceito de continuous accounting, por fim, conta com algumas bases que analisaremos na sequência. 

Quais os princípios essenciais do continuous accounting?

A metodologia continuous accounting se apoia em alguns princípios, que são importantes para compreender o método e aplicá-lo com eficiência.

Veja os princípios essenciais logo abaixo:

Automatização de processos

Uso de tecnologia para automatizar procedimentos contábeis repetitivos e mecânicos é um dos primeiros princípios do continuous accounting.

Isso porque esta metodologia se centra, justamente, no uso de novas tecnologias que permitem trazer mais eficiência operacional para os times contábeis. 

A automação, por sua vez, auxilia na otimização gerencial de dados contábeis, mitigando os problemas de falta de padronização e qualidade informacional que pode, em cenários mais críticos, comprometer o equilíbrio financeiro e a transparência de um negócio.

Distribuição das tarefas com o continuous accounting

Ao utilizar tecnologias na rotina dos departamentos contábeis, os profissionais conseguem diminuir as cargas de trabalho. 

Ou seja: as rotinas contábeis são conduzidas de modo inteligente, com a possibilidade de se focar em ações estratégicas, ligadas aos objetivos da companhia. 

Soluções especializadas como a Dattos, aliás, oferecem recursos para a gestão do fechamento contábil e automação de processos financeiros que dialogam diretamente com os princípios do continuous accounting.

A distribuição mais uniforme da carga de trabalho reduz ainda o estresse dos funcionários, elimina erros desnecessários e melhora o clima organizacional.

Além disso, os relatórios passam a fornecer informações financeiras atualizadas em tempo real. 

Assim, os gestores podem identificar rapidamente oportunidades ou superar desafios e gargalos identificados de modo mais ágil.

Cultura de melhoria contínua

É importante frisar ainda que o modelo do continuous accounting não pode ser implementado sem a criação de uma cultura adequada.

A abordagem requer um ambiente dinâmico que tenha como objetivo principal a melhoria contínua. 

A introdução de uma nova cultura é necessária, inclusive, para garantir processos mais fluidos e menos burocráticos e engessados.

Certamente, a metodologia do continuous accounting traz benefícios inegáveis para as empresas. 

A transição para esse método é um grande salto estratégico dentro das grandes organizações e pode ajudá-las a obter uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. 

Confira no vídeo abaixo como a Dattos pode ajudar sua empresa.

Quais as melhores práticas para implementar o continuous accounting em sua empresa?

Primeiramente, é importante deixarmos claro que a transição para o continuous accounting não irá se construir da noite para o dia.

Afinal de contas, como vimos, essa metodologia depende de uma simbiose perfeita entre novas ferramentas, processos de gestão contábil eficientes e alinhamento com as equipes.

No entanto, a partir do momento em que essa visão estiver fortalecida em sua empresa, certamente, será possível colher benefícios ligados a eficiência e visão estratégica.

Pensando nisso, nós separamos um checklist com algumas etapas que você pode considerar para realizar a transição para o continuous accounting em sua empresa:

Adapte a gestão contábil para um modelo ágil com o continuous accounting

No contexto atual do mercado, diferentes áreas têm sido conduzidas a partir de uma visão ágil que extrai da gestão de projetos princípios para:

  • Trazer mais eficiência para resolução de problemas e demandas de uma empresa;
  • Distribuir cargas de trabalho a partir de uma perspectiva contínua;
  • Escalonar melhor as atividades de uma área;
  • Dividir e delegar responsabilidades.

 

O continuous accounting proporciona essa visão para a área financeira, tornando as rotinas de fechamento contábil distribuídas de modo mais uniforme e permitindo o acesso a dados de modo integral, a partir de plataformas flexíveis e centralizadas.

Assim, além de ganhar eficiência, os times contábeis reduzem erros frutos da gestão fragmentada por planilhas.

Potencialize o poder dos dados e das análises em tempo real

Centralização e padronização, por sua vez, elevam o patamar analítico das equipes contábeis, que poderão conciliar informações em tempo real e garantir assertividade em processos como:

  • Estudo de projeções financeiras;
  • Consolidação de dados para fechamentos anuais;
  • Acompanhamento das entradas e saídas financeiras;
  • Análise de riscos financeiros;
  • Padronização de dados para auditorias externas.
 

Nesse sentido, para fomentar a transição para o continuous accounting, o primeiro passo é estudar quais soluções de automação financeira irão apoiar suas equipes nesse processo.

Em seguida, é papel do CFO estimular uma cultura orientada a dados que deve fazer parte da realidade contábil do futuro. 

Foque em eficiência operacional

O foco de todo esse esforço é, sem dúvidas, o ganho de eficiência operacional e essa é outra questão que deve ser avaliada na hora de decidir quais ferramentas irão lhe apoiar na transição para o continuous accounting.

Pense, por exemplo, em soluções que combinam o poder analítico para conciliações e reconciliações de dados financeiros, com recursos para:

  • Gestão fiscal;
  • Otimização dos processos de fechamento;
  • Usabilidade de todos os níveis operacionais;
  • Ganho de inteligência estratégica;
  • Geração de reports para outras lideranças do negócio. 
 

Não por acaso, um dos focos da Dattos é o de diminuir o tempo gasto pelas equipes em tarefas rotineiras da gestão financeira.

Acompanhe este artigo até o final para entender como podemos apoiá-lo. Além disso, não deixe de baixe nosso e-book para descobrir como tornar os times contábeis e fiscais mais ágeis e produtivos.

Utilize soluções na nuvem

E a boa notícia é a de que, no mercado atual, a eficiência caminha ao lado da flexibilidade, por meio da adoção de ferramentas na nuvem que se adaptam à realidade de seu negócio. 

Além da facilidade de implementação, optar por ferramentas cloud é um passo que facilita os processos de integração com seu ERP, potencializando ainda mais a gestão financeira, contábil e fiscal de sua companhia.

E isso se traduz em um ganho significativo do poder dos dados e, consequentemente, da assertividade na tomada de decisões para o futuro de sua empresa.

Por que sua empresa deve investir na metodologia do continuous accounting?

Ao longo deste artigo, você já pode perceber o quanto o continuous accounting tem a oferecer para o crescimento estratégico da área contábil.

Mas antes de resumirmos os benefícios dessa metodologia para a sua empresa, é importante lançarmos um olhar para a contabilidade tradicional e os gargalos que ela pode acumular quando não considera a abertura para novos processos.

No processo clássico de fechamento contábil em uma empresa, via de regra, temos: 

  • Uma perspectiva construída a partir, unicamente, de ciclos (mensais, trimestrais, anuais); 
  • A atividade de contadores e analistas financeiros excessivamente concentrada nos últimos dias de tais períodos; 
  • A condução de processos ainda dependendo de planilhas e ferramentas mais rudimentares de gestão. 
 

O resultado dessa visão traz algumas implicações negativas para a fluidez dos processos financeiros de uma organização e também pode gerar inconsistência de dados e falhas na governança do negócio. 

Dentre os impactos negativos, podemos citar:

  • Períodos de ociosidade combinados com dias de fechamento de horas extras que impactam no orçamento do negócio;
  • Perda de tempo com atividades repetitivas que poderia ser direcionado para análises complexas e tomadas de decisão;
  • Retrabalho em virtude de falhas em preenchimentos de planilhas, as quais, por sua vez, podem gerar desde autuações fiscais até projeções e balanços imprecisos;
  • Falta de integração do departamento contábil com as outras áreas do negócio;
  • Falta de percepção das outras lideranças sobre a importância estratégica do trabalho contábil.
 

E esses impactos, aliás, são ainda mais críticos quando pensamos no dinamismo e complexidade do sistema tributário brasileiro.

Segundo o IBPT, por exemplo, a cada dia útil são criadas 46 novas regras fiscais no país. 

Tal cenário, naturalmente, influencia nos processos de fechamento e o ideal seria adotar uma visão de gestão contínua e ágil para a área contábil.

O continuous accounting se propõe, justamente, a favorecer a criação de uma estrutura de trabalho e que encara a análise dos dados contábeis, financeiros e fiscais em tempo real.

Com isso, uma série de vantagens podem ser colhidas e a contabilidade assume um patamar estratégico nas empresas.

Quais os benefícios da implementação do continuous accounting?

Os benefícios do continuous accounting vão além de um fechamento mais rápido e de menos horas de trabalho.

Afinal de contas, estamos falando de uma metodologia que garante informações mais precisas ​​para a tomada de decisão das lideranças da empresa. 

Com isso, libera-se também um tempo valioso para que os profissionais contábeis possam contribuir de forma mais estratégica para os negócios. 

Além disso, a capacidade de executar tarefas dentro de uma escala mais inteligente permite o monitoramento contínuo de erros, fraudes e ineficiências.

Vejamos, pois, com mais detalhes, três benefícios centrais do continuous accounting:

Otimização do trabalho das equipes

Embora pareça haver um consenso geral de que a contabilidade e a área de finanças contam com profissionais hábeis para apoiar nas estratégias de um negócio, elas são geralmente subutilizadas. 

Para permitir que os times contábeis alcancem esse patamar sem perder a produtividade, as empresas precisam automatizar rotinas repetitivas que consomem tanto tempo e esforço.

Quando há a adoção do continuous accounting, as tarefas rotineiras e manuais são suportadas pela tecnologia. 

Nesse sentido, o continuous accounting capacita as equipes de contabilidade e finanças a atuarem como líderes de negócios proativos. 

Para o CFO e para os times contábeis, menos tempo gasto no fechamento significa mais tempo fornecendo análises de valor agregado que a empresa pode usar para tomar decisões importantes.

Transformação cultural

Como vimos, os processos manuais, junto com os altos volumes de dados controlados por planilhas dificultam que a área contábil seja uma extensão estratégica do negócio. 

A primeira etapa essencial para a mudança desse cenário é identificar os gargalos que normalmente se originam a partir de uma cultura analógica que não se adequa a realidade atual do mercado.

A partir de então, será possível adotar o continuous accounting para e impulsionar a melhoria contínua dos processos financeiros e contábeis. 

Gestão orientada por dados

Aqui, a automação é a chave. Um fechamento contábil automatizado permite a elaboração de uma estratégia eficaz para o crescimento corporativo. 

Mas, para tanto, é preciso contar com plataformas que, além de acelerar processos, padronizam, integram e centralizam dados.

Desse modo, a geração de valor pela área contábil é ainda mais evidente e central para o sucesso de uma companhia.

E por falar em dados, descubra como realizar a validação de dados contábeis e financeiros de grandes empresas. Clique no botão abaixo e faça o download gratuito do nosso e-book.

Como a Dattos pode apoiar sua empresa na transição para o continuous accounting?

O continuous accounting está diretamente atrelado ao movimento de transformação digital das áreas financeiras e contábeis das organizações.

Mas, pensando em um movimento de transformação digital que, de fato, traga resultados, um dos passos importantes é automatizar rotinas operacionais de áreas como a contábil e financeira.

Entretanto, não basta apenas automatizar processos, é preciso escolher as melhores soluções do mercado que garantam uma digitalização sem riscos das informações contábeis do negócio.

Neste sentido, a Dattos surge como uma plataforma líder, justamente, na automação e conciliação de processos contábeis e financeiros, que também são centrais na cultura do continuous accounting.

Por meio da automação de conciliações, por sua vez, é possível reduzir custos e eliminar chances de erros manuais em processos repetitivos, tornando suas operações mais ágeis e ainda ampliando o potencial de crescimento do negócio.

Com a nossa plataforma, você consegue ainda:

  • Ter uma visão geral do seu negócio com uma plataforma que potencializa e acelera o processo de análises financeiras das empresas;
  • Automatizar seus processos e, consequentemente, ganhar agilidade e inteligência nas rotinas gerenciais;
  • Contar com um acompanhamento contínuo das finanças de sua empresa, favorecendo o equilíbrio e controle; 
  • Reduzir riscos, custos e tornar seu departamento financeiro estratégico e ágil com segurança e qualidade dos dados.
 

A Dattos pode, por fim, empoderar os times financeiros a tomarem decisões estratégicas baseadas em dados, reduzindo em até 70% do tempo gasto em conciliação contábil e fiscal.

É inegável que o ambiente de negócios contemporâneo cada vez mais exige que as empresas sejam voltadas para o futuro, e a adoção de tecnologia é a melhor estratégia para tal movimento.

Soluções inteligentes trazem melhoria de processos e ampliam a capacitação de pessoas que conseguem, consequentemente, gerar benefícios claros e tangíveis para a organização.

Desta forma, o continuous accounting, quando é implementado e praticado com base em seus princípios essenciais, torna-se muito eficaz. 

Para as empresas do país, o continuous accounting pode ser a chave para a diferenciação competitiva e para que cresçam com segurança e agilidade dentro do desafiador mercado brasileiro. 

Felipe Laneri

Felipe Laneri

Especialista Dattos em tecnologia e automação de preparação e análise de dados financeiros.

Deixe um comentário

Descubra que você pode mais com a Dattos

torfeu

Descubra materiais gratuitos para fazer parte do seu dia a dia

conteudo rico

Conheça cases de sucesso dos clientes que contam com a Dattos